2007-08-09

Contos da Primaria , Objectos de Culto , A Régua

O Dr Oliveira Salazar estava sempre presente , em espirito através das teorias administradas e em fotografia , por tras de qualquer secretaria dum professor havia um retrato , tudo se passava sob o olhar atento do Doutor ... Nunca se fazia uma referência politica , tocar um assunto como esse numa sala de aula estava fora de questão , nem me lembro que algum prof tenha alguma vez falado de politica . Dificilmente se sabia quem era quem , o Areias era seguramente um Salazarista mas não estou certo que ele o soubesse .
Por vezes tinha a sensação que ele nunca parara uma unica vez para pensar porque era assim , não me parecia uma pessoa que se questionasse , podia quase apostar que ele proprio tinha tido uma educação rigida , rica em castigos e aceitara que as coisas são mesmo assim .
Nunca conheci as suas opçoes politicas , parti sempre do principio que não devia ser muito fã da liberdade e da tolerancia e a forma como entendia a moral não me deixava muitas duvidas .
Se duvidas houvessem a semelhança com os processos pidescos de tortura te-los-iam dissipado , considerava-o um Salazarista mas nunca pude saber ao certo , se calhar até era do PCP e tinha feito um estagio com o Staline ou com o Stalone ...

Não era contudo do tipo de nos obrigar a cantar o hino nacional antes de cada aula , como havia muitos , nem de questionar sobre opções politicas familiares como também era habito , parecia-me viver um pouco á parte de tudo isso , talvez tivesse apenas valores muito rigidos e acreditasse nas propriedades correctivas do castigo fisico , de qualquer forma acreditem em mim era muito desagradavel e desmotivante , havia miudos que ficavam simplesmente aterrorizados na sua presença , calculo que o medo lhes dificultasse bastante a aprendizagem . Un mau aluno como o Fredo podia ter dias de lever 50 ou 60 réguadas e não era muito dificil chegar lá .
Como no codigo de estrada as infrações estavam divididas por categorias , as reguadas também , por exemplo estavamos a ler , se o Areias mandasse de repente um aluno continuar a ler o texto e ele não soubesse onde ia , era muito muito grave , pra cimas de duas duzias de reguadas , já ser apanhado distraido a olhar pro lado era
apenas grave , um duzia de reguadas , todas as infrações relacionadas com falta de atenção á aula eram graves ou muito graves , faltas de respeito simplesmente não havia por isso a classificação era desnecessária , interromper uma aula ou falar com um colega durante a aula , ningúem timha tomates para tanto , portanto também sem classificação .
Paralelamente havia os castigos por erro ou falta de conhecimento , os ditados onde cada erro cada réguada , a inquisição da tabuada e o corpo humano contribuiam maioritariamente para a rodagem da régua , tudo bem somado ao fim do dia dá quanto ?
Parece-me sobretudo estranho que levando em conta que os miudos são um corpo em formação , o espancar constante das mãos deve levar forçosamente a más-formações e deformações dos ossos em crescimento , que nunca ninguém tenha levantado essa questão
e fosse aceite e institucionalizado o uso das reguadas como forma de punição .




1 Comentários:

Às 22:03 , Blogger Titá disse...

Estou a adorar os teus contos...divinais.
Passei para te deixar um beijo...já que não ligas nenhuma ao teu telemóvel eheheheh

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial