2007-08-09

Constos da Primária , Os Deveres

Uma coisa que me intrigava imenso era o Areias não ter ainda desatinado por o Fredo ter os trabalhos de casa sempre certinhos , afinal na aula não acertava uma , era evidente que ou copiava ou alguem lhos fazia , qualquer uma delas seria severamente punida , não tinha duvidas .
Até que um dia aconteceu , o prof viu os trabalhos de todos , pegou no do Fredo e chamou-o ao quadro . Eram uns problemas de aritmetica e o Fredo que nem a tabuada dos 2 sabia tinha tudo certinho . Mandou-o fazer os problemas no quadro e claro que o Fredo não acertou uma , a inevitavel pergunta surgiu , Fredo por quem é que copiaste os deveres ? Silencio ... Fredo quem é que te fez os deveres ?
Sabia que o Fredo nunca se iria chibar , antes que começasse o massacre levantei-me e disse , sou eu que tenho ajudado o Fredo .
O areias olhou-me e perguntou , és tu que fazes os deveres do Fredo ?
Não Sr Professor , não foi isso que eu disse , disse que tenho ajudado o Fredo , faço os trabalhos com ele , estudamos juntos , ensino-o e dou-lhe uma ajuda .
Tinha-se tornado evidente que o Areias tinha uma certa predileção por mim , não compreendia muito bem , não era por ser o melhor aluno, havia mais 1 ou 2 tão bons como eu e todos o acompahavam desde a 1ª classe , exepto eu que chegara há uns meses , acho que talvez fosse o facto que ao contrario dos outros não me sentia aterrorizado na sua presença . Tinha medo , claro que tinha , mas não terror , não ficava bloqueado , não gaguejava , falava normalmente com ele como com qualquer outro , respeitando os protocolos mas á vontade e não me inibia de dizer o que pensava , claro que sempre com o maximo de respeito . Imagino que a forma curta e sintética com que ainda hoje tendo a expor os assuntos , nunca utilizando mais que as necessarias palavras ambém terão contribuido para que olhasse para mim de forma diferente e se vezes houveram em que o vi diferenciar tratamentos relacionaram-se comigo . As regras eram iguais para todos mas por vezes tornou-as elasticas o necessario para se adaptarem as algumas atitudes minhas .
Voltando ao assunto , estavmos os dois em maus lençois , perguntou o Areias , e então onde é que voces estudam ?
E o Fredo respondemos em unissono , em minha casa ...
Fiquei gelado , mais gelado ainda quando pensei que não imaginava onde morava o Fredo e ali também não devia ter a minima ideia onde eu morava . Felizmente o prof , nem se lembrou disso , continuou :
- Isto já se arrasta há algum tempo , não é ? Tebho reparado que o Fredo tem sempre
os deveres correctos , e então o Fredo tem feito progressos ?
Uma luzinha do céu iluminou-me e em vez do presumivel sim que não se sabe onde nos podia levar , respondi :
- Nem por isso , Sr professor , o Fredo é uma criança que tem muitas dificuldades em aprender , também não era eu em alguns meses que ia conseguir aquilo que todos os professores não conseguiram durante 8 ou 9 anos .
O Areias não consegiu disfarçar um pequeno sorriso , fez uma pausa de alguns segundos e disparou :
- Podes estudar com ele e acho muito bem que o faças , podes ensiná-lo ou até fazerem juntos os deveres , desde que ele aqui seja capaz de os fazer sózinho , percebeste o que eu disse ? Que esta situação não se repita .


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial