2007-07-11

Os 4 Bits do Apocalipse Informático

É verdade , isto tem andado um bocado calmo , aposto é que nem vos passa pela cabeça o flagelo que tem provocado esta ausencia forçada . Por incrivel que pareça começou tudo no dia em que dcidi comprar um portartil , um Asus com um processador de 64 bits da Amstrad , lindo de morrer, alguém me deve ter deitado olho gordo ...
Abri o portatil , dei uma olhadela no Vista e como ando a dar uma vista de olhos no Visual Basic , comecei por instalar o Visual Basic 6.0 . O Vista reclamou de facto que não era uma versão compativel , mas eu na minha santa inocência pensei , são ambos produtos da Microsoft , que pode de mal acontecer ? Bom , bloqueou o sistema de forma irrecuperavel , ao fim de 30 minutos de ter o portatil , já não o tinha ...
Há que fazer uma recuperação do sistema com o disco fornecido , só que a chamada recuperação é uma instalação nova , não permite recuperaão das instalções de programas anteriores , drivers , placa de video , portas USB , modem , tudo de novo ...
Era demais pra minha paciencia , grandes males grandes remédios , formato o disco e meto o XP . Surpresa , o CD com as drivers do Asus comtempla apenas o Vista , não traz drivers para mais nenhum sistema .
Ah , mas eu ainda não estava preparado para desistir de curtir com o meu brinquedito , há que meter o linux , o Mandrake 10.1 , o unico em que consigo ligar o modem á NET . São dois CDs , meto o 1º , arranca , tudo bem , pergunta se quero reinstalar ou recuperar , reinstalar , começa a carregar o Linux para a memória , acaba de o fazer e diz , você naõ tem um CDrom instalado , impossivel continuar ...
Não entrem em panico , consegui controlar-me e continua inteiro ...
Contrariando a tese de que os optimistas são idiotas , decidi experimentar o Vista no meu PC , vocês estão a ver o filme ...
Claro que não teria sido tão mau se não tivesse coincidido com a mudança da Oni pra Sapo , todos os lugares onde ia com o mail da ONI , as ligações feitas daí , os servidores POP e SMTP e todas essas tretas de merda que o SR Gates com toda a pasta que lhe pagamos bem que já podia ter resolvido de forma mais simples .
Levei o portatil á loja e disse-lhes que não queria o Vista , tinha instalado o XP e não tinha drivers .
Resposta do gajo , ai não devia ter feito isso , este computador só está preparado para o Vista ... Passei-me , disse-lhe , ouça lá , tenho cara de parvo ? Quer-me convencer que um computador não pode levar qualquer tipo de sitema que o dono queira instalar , seja o Windows 95 , 0 98 , o 2000 , o ME , XP , o Linux , o Unix ou outro qualquer ?
O que me destinou mais no meio desta merda , é que os gajos conhecem-me , já há bastante tempo , já lhes comprei varios PCs , sabem que não sou propriamente um tó-tó nesta cena e manda-me assim uma boca destas , sejam honestos , tenho cara de parvo ?
O tipo começou a rir-se e rematou , pois o que quis dizer foi que não vem com drivers para outros sistemas ... Pois , disse eu , já tinha reparado , por isso é que estou aqui , não quero o VISTA instalado , por favor saque-me os drivers da net e instale-me o XP , a menos que me instale os 2 sistemas em conjunto , o que á priori , vim a saber não é possivel se não tiver o VISTA original (não o CD de recuperação) , e continuei , não se esqueça de fazer um backup dos drivers para não ter vir cá chatea-lo cada vez que tiver um problema ...
A verdade é que continuo sem conseguir instalar o Mandrake , Já instalei o Ubuntu e o Fedora , duas outras versões do linux , funcionam , mas são inferiores e não imagino como se faz a ligação á NET , por isso saquei uma versão para processadores de 64 bits e vamos ver . Começo a pensar se terá sido uma boa opção um processador de 64 bits , até que ponto é fiavel e estavel com programas concebidos para trabalhar a 32 bits , as desventuras com o Linux parecem-me um mau presságio ...
Ah , talvez gostem de saber que quando instalam o Linux não precisam de fornecer os drivers , o que é sempre uma seca , o Linux fornece todos os drivers necessários .
Bom , depois de toda esta traumatologia espero que sejam compreensivos para qualquer desvio mental menos próprio que possa emergir , acham que o Sócrates me dava a reforma por stress pos-traumático infligido por desastre informatologico ? Ele ficou tão chocado quando soube dos professores ...



1 Comentários:

Às 15:54 , Blogger Titá disse...

Eu sei q não me ligas, mas tens mais um desafio lá para o meu canto.
Beijo

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial