2007-07-21

Pianistas do Beboop


     Mesmo para o ouvido mais distraido tornam-se evidentes as
diferenças entre os pianos de Bud Powell e Thelonious Monk , Powell é um tecnicista eximio na procura da perfeição , Monk um revolucianrio na procura incessante de novas sonoridades , perfeito a quebrar as regras .

     Para além do piano e do Beboop partilharam um estatuto muito especial , ambos foram lendas vivas entre os musicos da época muito antes do grande público ter ouvido sequer falar deles .


    Powell não teve a influência de Monk na defenição dos novos sons do beboop e do jazz moderno em geral , o estatuto que Monk conseguiu através do exotismos das suas estruturas musicais , Powell consegui-o com a sua eximia classe como executante perfecionista , o que não significa que não tenha sido um inovador na forma como interpreta ou um eximio compositor , mas foi a sua finesse , a harmonia doce a e excelente técnica de execução que fazem a sua musica fluir duma forma quase magica , os trunfos que lhe valeram um lugar de destaque entre os grandes pianistas da história do jazz , algo que não estava ao alcance de Monk , que não possuia nem a técnica nem paciencia para a perfeição .


     Sabe-se muito pouco de Monk , divergencias no local de nascimento , como apareceu , donde veio ou onde adquiriu essa técnica invulgar e inovadora de estruturar a musica com que marcou o beboop . Powell cujos comportamentos na vida real muito divergiram da sua perfeição musical , deixará uma nódoa negra na história do jazz quando perdido de bebado arruina um concerto de John Coltrane .
    Quis o destino que não fosse um concerto qualquer , seria o ultimo de Coltrane que viria a falecer pouco menos de um mes depois . Pergunto-me se alguma vez se terá conseguido perdoar de o ter feito e se os amantes do jazz alguma vez lho perdoarão ...


Curiosamente todos os temas 5 abaixo interpretados pelo trio de Bud Powell , são composições de Monk , do album A Portait of Thelonious Monk .




                No Name Blues
                Monk´s Mood
                Thelonious
                Squalty
                Off Minor







Tres temas interpretados pelo trio de Monk , curiosamente também temas dum pianista que na geração anterior marcaria profundamente o jazz , Duke Ellinghton , mas uma interpretação muito pessoal dum pianista adorado pelos boopers e considerado de rude , senão tosco , pelos puristas .





                 Moon Indigo
                 Solitude
                 Caravan


    Gostaria de deixar mais alguns dos temas de Monk tocados em trio , que permitiram duma forma mais fácil constatar as diferenças entre estes dois pianistas , não foi possivel encontra-los , por isso ficam mais 5 temas , a musica de Monk e o saxofone de John Coltrane


                Monks Mood
                Off Minor
                Trinkle Trinkle
                Epistrophy
                Ruby My Dear

Bud Powell nasceu a 27 de Setembro de 1924 em Nova Iorque onde viria a falecer em 31 de julho de 1966 . Thelonious Monk nasceu em Rocky Mount em 10 de Outubro de 1917 e faleceu a 17 de Fevereiro de 1982 em Weehawken .

Como prenda final um solo de Monk , Solo Blues Piano



0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial