2007-05-24

Caixa Mágica


      Se alguma vez vos disserem que podem instalar mais de 2 sistemas operativos no vosso PC não acreditem ( embora possivel na teoria e na pratica , a verdade é que o acumular de erros , crashes , bloqueios , falhas de hardware e software , tornam a sua coexistencia mais difcil que ter dentro da porta , mulher , amante , sogra , o cunhado desempregado e os respectivos cães e gatinhos ) , vão por mim , passei as ultimas tres semanas a aprender esta triste lição quando decidi instalar o Caixa Mágica (a versão Linux portuguesa) com o Windows e o Mandrake 10.1 .
       Fui persistente até numa instalação falhada ter recebido o erro "Kernel em panico" , para mim foi a gota de agua , formatei tudo , comecei do zero e fiquei-me peço XP e o linux Mandriva .
       Se ficaram tão curiosos como eu em saber como é que uma kernel entra em panico , a kernel como talvez saibam é constituida pelo nucleo de programas que constituem o proprio sistema operativo , e aqui reside a diferença entre o windows e o free-source , no primeiro voces recebem o sistema sob a forma dum ficheiro binario , que nao podem modificar , no Linux recebem não só um file com o codigo-fonte que permite visualizar e alterar o proprio sistema , mas também uma autorização de alterar , reproduzir , destribuir ou vender . Ora quando o kernel do Linux recebe uma ordem que apesar de correcta , autenticada e autorizada lhe possa parecer que conduzirá á destruição parcial ou total do sistema , literalmente entra em panico , bloqueia e não faz mais nada , kernel panic ...
       Ainda sobre o free-source que muita gente interpreta erradamente como "gratuito" , e os programas free-source á venda provam-no , free-source é um programa destribuido com o seu codigo fonte , pode ser gratuito ou não , pode ser alterado e até depois vendido , desde que disponibilize também o codigo fonte e autorize o seu uso .
       Se se estão a perguntar o que é um file binário , estão a fazer uma pergunta um pouco complicada , mas é mais ou menos assim , a unica linguagem que uma maquina pode comprender e a unica possibilidade de comunicar com ela é enviar-lhe um impulso eletrico , recebe-o ou não , se recebe é 1 , se não recebe é 0 , tem de ser baseada em dois unicos elementos , 0 e 1 , com estes dois elementos vamos construir uma linguagem completa agrupando-os em grupos de oito , o BYTE (que por sua vez se associa a outros Bytes ) , 00000000 será o zero , 00000001 será o 1 , 00000011 será o dois , 00000111 será tres , 00001111 será o 4 , se fizerem as contas verão que podemos criar 256 variantes , oito casas podem ser preenchidas com zeros ou uns , 2 elevado a 8 , mais que suficientes para numeros , letras e simbolos . Isto leva-nos directamente aos numeros sagrados da informática que são inevitavelmente mutiplos de 8 , 512 de ram , 256 kb , 1024 MB , bus de 64 bits , tudo construido sobr o Byte , o tal conjunto de 8 bits .
Se neste momento se estão a arrepender de ter passados as aulas de matemática a olhar pras pernas da prof , esqueçam , são pormenores insignificantes ...
       É claro que nenhum programador escreve em linguagem binária (embora certos sub-programas tenham de o ser) , escreve na linguagem C (ou noutra) e passa-a por um compilador que a transformará de C para Binário (também conhecido por linguagem Assembler , como os proprio compiladores que também sao muitas vezes chamados de Assemblers ) . No caso do Windows , o codigo fonte é compilado e distribuido num CD que permite instalar o prog , contendo programas que o permitem customizar , que é muito diferente de o modificar , e impede que possam como no Linux , criar uma versão propria do sistema operativo e destribui-lo .
       Eu poderia pegar numa kernell do Linux , acrecentar-lhe os progs que achasse necessário , compilar tudo e lançar uma nova versão , por exemplo SugaLinux 1.0 , que aposto ninguém experimentaria e muito menos comprava ...
       As linguagens proximas do codigo máquina , binário , 0 e 1 , como o Assembler , são chamadas de baixo nivel , as outras linguagens , baseadas na liguagem comum , geralmente ingles e que precisam de serem interpretadas ou compiladas para falarem com a maquina ,são chamadas linguagens de alto nivel .
       Ainda sobre o Binário , como sabem nós humanos usamos o sistema decimal , construimos toda a nossa matematica recorrendo a 10 numeros , 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9 , mas existem ainda outros sistemas , o octal e o hexadecimal , que utilizam oito e dezasseis items respectivamente , para construirem o sistema . O hexadecimal , dado que só existem 10 numeros recorre também ás seis primeiras letras do alfabeto ,a,b,c,d,e,f , correspondendo por exemplo 00ff á letra P (atenção que se trata dum exemplo , não imagino qual a correspondecia de 00ff) .
       Embora não saiba se é verdade o que vou dizer , parece-me obvio que nesta perspectiva se possam contruir sistemas com qualquer numero de elementos , o octal e o hexadecimal foram escolhidos por terem uma vantagem sobre os outros , oito é o numero de elementos dum Byte , dezasseis é o numero de elementos que temos se juntarmos 2 Bytes , o que simplifica bastante as coisas ...

      Uma palavra sobre o Caixa Mágica , não sendo nenhuma maravilha não é mau , tem até um ponto muito favoravél , a configuração da Net e do modem que no Linux costumam ser um quebra cabeças são aqui relativamente faceis . Pela negativa tem uma opção de instalação automática que apaga o disco todo mesmo que tenham por exemplo selecionado uma partição entre as 4 do disco , foi assim que perdi a partição onde tinha todas as fotografias .

      E dito isto , parece que tudo volta ao normal e o próximo poster será certamente sobre musica , muito provavelmente sobre jazz .



0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial