2007-02-06

Sanfona

Se querem saber nunca cheguei a perceber muito bem se a sanfona é apenas um acordeão ou se possui caracteristicas capazes de exigir uma diferenciação , talvez a imagem arquetipo da sanfona seja esta



Estes dois instrumentos abaixo que qualquer comum mortal chamaria acordeão são sanfonas





















A ideia com que fiquei , talvez os acordeões primitivos como este que está
na foto do Astor Piazzolla , recebessem o nome de sanfonas . Isso legitimaria de certa forma chamarmos qualquer acordeão de sanfona , existia contudo uma diferença no sistema mecanico , se era diferente ou se tratou simplesmente duma evolução tecnológica , não consegui encontrara essa informação .











Mas isto ainda a procissão vai no adro , porque a verdade é que o primeiro instrumento conhecido como sanfona terá surgido no século XI, d.C., no norte da Península Ibérica, embora alguns historiadores reapontem a localização do seu surgimento para o Norte de África .
A sanfona é um instrumento musical de corda friccionada (cordofone).
O que a torna característica, do ponto de vista sonoro, é o facto de se parecer com um violino com bordões e por ser capaz de produzir um zumbido usado ritmicamente (mosca), e fisicamente, pelas cordas serem friccionadas por uma roda com resina, por intermédio de uma manivela, e pela melodia ser criada através de um teclado.





O som produzido por este instrumento assemelha-se a um cruzamento entre um violino, por ser de corda friccionada e possibilitar melodia, e uma gaita-de-fole, por ter bordões, por intermédio de de outras cordas que apenas reproduzem uma nota contínua, nota pedal.






O som é produzido por uma roda - accionada por uma manivela - que fricciona as cordas e assim elas emitem um som ao mesmo tempo estridente e mágico. A melodia é obtida através de um teclado cromático de duas oitavas, dando ao instrumento uma enorme potencialidade musical.
A Sanfona é constituída por várias cordas, algumas das quais (os "bordões") limitam-se a emitir um som constante (funcionando como pedal) dando corpo ao som do instrumento. As restantes são manipuladas pelo teclado (as "cantantes") produzindo as diferentes notas. Muitas sanfonas possuem ainda um bordão que emite um curioso som de acompanhamento (a "mosca"), produzido quando se roda a alavanca que acciona a roda com um pequeno solavanco.
A sanfona é um instrumento totalmente construído em madeira, com inúmeras peças móveis, justificando assim o seu elevado preço.





0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial