Return to Forever
Contrariamente ao adormecimento musical dos nossos dias , no inicio da decada de 70 , especialmente rica em acontecimentos musicais , assistimos por todo o lado a revoluções esteticas radicais , o rock pulsava de inovações , o rock progressivo e a musica eletrónica, no jazz o avant-garde e o free ganhavam o seu espaço e mesmo na musica classica surgiam fenomenos pouco ortodoxos . É neste ambiente de «descobrimentos» que muitos jovens musicos ligados ao jazz optam por abrir uma porta ao rock , por opção estética , pela maior facilidade de exito ou pelo potencial económico que implica um publico mais extenso , as promessas do jazz de amanha tornaram-se rapidamente nas certezas destas novas tendencias . Na linha da frente a escola de Miles , Chick Corea , Stanley clarke , Billy Cobham , Keith Jarrett , Wayne Shorter , Tony williams , Ron Carter , John McLaughin , Dave Holland , Steve Gadd .
O fenomeno jazz-rock foi marcado sobretudo por tres bandas , os RTF , a Mahavishnu Orchestra e os Weather Report , com um denominador comum , formadas por jovens que Miles havia requesitado e utilizado no periodo posterior á saida de Coltrane até á gravação de Bitches Brew , obra que viria a influenciar fortemente a filosofia musical destas bandas . Num ponto não foram fieis ao mestre , a importancia que a melodia tem nestes grupos e que vem do rock , a verdade é que futuramente o proprio Miles passaria a dar mais atenção á melodia e também ele abandonaria defenitivamente a musica de inspiração free .
Curiosamente Corea chega ao estrelato pela mão de Davis , ajudado pelo destino e pelo mau feitio do trompetista que não terá gostado que Herbie Hancock abandonasse temporariamente a banda para disfrutar da lua de mel . Enquanto Hancock está ausente , sem o menor aviso contrata Corea para o substituir .
Depois de tocar com Miles nas obras «In a Silent Way» e «Bitches Brew» , Corea decidiu formar um grupo de avant-garde que permitisse uma lógica de continuidade , com Dave Holland (contrabaixo) , Anthony Braxton (sax) , e Barry Altschul (drums) formou os Circle .
Se estão curiosos sobre musica avant-garde , deixo um tema dos Circle , do concerto em Paris , um tema do Wayne Shorter , Nefertiti , são 19:13 , é preciso uma boa dose de coragem , boa sorte ...
Contudo em 1972 Corea torna-se discipulo duma seita «Scientology» e decide mudar o rumo da sua musica , pretende algo comunicativo que permita maior contacto com o publico , tarefa ingrata senão impossivel para um musico de avant-garde , abandona o estilo e forma um novo grupo os Return to Forever .
A primeira versão da banda , que gravou 2 obras , composta pela Flora Purim (vocals,percussão) e o marido Airto Moreira (percussão,drums) , Joe Farrell que habitualmente acompanhava Corea (sax e flauta), Stanley Clarke (baixo) e Corea (piano eletrico), tocava uma musica melodica de influencias latinas . Gravaram «Return to Forever» em 1972 e «Light as a Feather» em 1973 .
Esta banda acompanhou também Stan Getz na gravação do album «Capitan Marvel» que inclui temas destes dois primeiros trabalhos .
Dois temas do primeiro album What Game Shall We Play Today e Crystal Silentce . Do segundo album , o famoso tema de Chick Corea Spain e Capitan Marvel
Flora e o marido abandonam o grupo . Bill Connors entra para a guitarra , Steve Gadd (drums) e Mingo Lewis (percussão) refazem a banda , inicia-se a fase propriamente dita de jazz-rock dos RTF .
Em 1974 gravam «Himn of The Seventh Galaxy» . Lenny White substitui Steve Gadd e em 1974 editam «Where Have I Known You Before» onde Corea introduz o sintetizador e Stanley Clarke começa a desenvolve e defenir a aquela sonoridade do baixo eletrico que o identificará e influenciará profundamente a forma de tocar baixo .
Hymn of THe Seventh Galaxy e The Game Maker do primeiro e Where Have I Known You Before do segundo
A partir daqui os RTF alternam constantemente a formação da banda , Bill Connors abandona para gravar a solo , Earl Klugh substitui-o esporadicamente , até que Corea decide contratar um jovem guitarrista de 19 anos , Al di Meola .
Em 1975 gravam «No Mystery» , e em 1976 a obra «The Romantic Warrior» marca o fim dos RTF .
Do album No Mystery a unica versão que possuo , um file com todo a album , do Romantic Warrior o tema Mediaval Overture e Majestic Dance
Em 1977 durante um espectaculo é gravado o album «Live The Complete Concert» e não voltarão a ser editadas obras dos RTF .
Do concerto de 1977 os temas Openning e The Musicin
Corea gravará ainda o album «Musicmagic» , uma versão final do 1º album , Return to Forever , com uma secção de 4 cornetas e vocalização da sua esposa Gayle
Apesar das muitas obras que Corea virá a produzir na companhia de musicos que fizeram parte dos RTF sómente as acima mencionadas são referenciadas como produto da banda RTF .
Além dos musicos citados passaram ainda por esta banda Gayle Moran , Gerry Brown , Jim Pugh , James Tinsley , Harold Garrett , Ron Moss e John Thomas .
4 Comentários:
Nao consigo ler o que escreveste. Está tudo escuro. Tens de mudar a côr da letra.
Beijos
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Titinha não sei o que se passa , não alterei nada e consigo ver como anteriormente , vais ver o meu blog tinha tantas saudades tuas que subiu os niveis de adrenalina com a tua presença e rebentou com a corrente do teu monitor .
Talvez por teres falado de um dos maiores albuns de fusão..."Light as a feather"...Estava a brincar. Eu felizmente continuo a ler e a ouvir bem.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial