2007-02-19

Charlie Haden , vencedor do prémio SUGA-JAZZ


Excluindo as utopias , o sistema politico mais próximo da perfeição , é a democracia , cujo grau de perfeição é inversamente proporcional ao tamanho do grupo , levado ao extremo , temos um sistema perfeito quando aplicado num grupo unipessoal . Este blog é uma prova virtual disso , uma democracia perfeita onde é excutada a vontade de cada um , religiosamente respeitadas as diferenças e apoiadas todas as ideias .
Resolvi aproveitar essas facilidades polticas proporcionadas pelo sistema nos grupos unipessoais e eleger democraticamente o melhor musico de jazz da ultima decada , sem a menor contestação foi aceite o nome de Charlie Haden








« O melhor musico de jazz da ultima decada » é apenas uma forma simpática de homenagear um musico especial que dispensa escalas comparativas , um virtuoso , como muitos outros é certo , mas que transmite nas suas musicas uma carga dramatica e emocional que nem sempre o simples virtuosismos consegue .
Podemos dividir o seu trabalho em 3 etapas , uma com o grupo que durante 10 manteve uma relativa regularidade , o Quartet West , outra o imenso conjunto de obras que pontualmente vem produzindo ao lado doutros musicos e terceiro a Liberation Music Orchestra , uma orquestra cujo numero variavel rondará os 20 elementos , tem contado com os arranjos de Carla Bley e participação de musicos como Gato Barbieri , Paul Motion , Don Cherry ou Dewey Redman .



Foi reunida 3 vezes nos ultimos 40 anos e sempre por motivações politicas e finalidades contestatárias . CH que foi preso pela PIDE durante um dos festivais do Cascais Jazz por pronunciar slogans contra a guerra colonial , criou-a em 1969 para se manifestar contra o bombardeamento do Camboja .
Essa 1ª obra que tem o nome da banda , interpreta versoes jazz de musicas , revolucionarias , entre as quais o Grandola Vila Morena , e marchas militares anti-franquistas . Voltou a reuni-la em 1983 para a gravação de «The Ballad of the Fallen» e a ultima vez em 2005 , para o album «Not In Our Name» , com a participação especial dum outsider do jazz , David Bowie , a obra é um manifesto contra a invasão do Iraque .




O Quartet West editou a sua 1ª obra em 1986 e nos 10 anos seguintes mais 4 , datando a ultima de 1995 . Composta pelo experiente saxofonista Ernie Watts, pelo pianista Alan Brodbente pelo Drummer Larance Marable , tem uma sonoridade leve e suave , os 5 albuns são excelentes e já que os ventos da democracia nos são favoraveis vamos eleger como melhor album desta banda « Always Say Goodbye » de 1993 . O album pretende recriar a fragancia musical de Hollywood na decada de 20 e 30 , começa e acaba com temas do filme da época «The Big Sleep» , entre os temas restantes encontram-se tanto originais como classicos surgidos no mesmo periodo . Muitas das musicas ja foram aqui ouvidas , mas nunca é demais ouvi-las de novo ....




Always Say Goodbye
Our spanish Love Song
Alone together
Everything Happe3ns to Me
Óu est tu Amour


Ainda do mesmo Quartet West , do album «In Angel City» esta interpretação do First Song




A obra de CH ao lado de musicos tão diversos como Egberto Gimonti , Jan Garbareck , Pat Metenhy , Kenny Barron , Michael Brecker , Gonzalo Rubalcaba , Lee Konitz , Brad Mehldau e até Carlos Paredes , é imensa , bela e muito cuidada , o que nos pode dar uma luz sobre a forma como CH se relaciona com a musica .
Com exemplo vejamos o album «Magico» com o multi-instrumentista Egberto Gimonti e o saxofonista Jan Garbareck


Silence
Bailarina
Palhaço


Album gravado em junho de 1979 , Jan Garbareck saxofones tenor e soprano . Egberto Gimonti guitarra e piano , Charlie Haden contrabaixo





Ou o album «Land of the Sun» com o pianista cubano Gonzalo Rubalcaba


Cancion de Cuna
Solamente Una Vez
Fuiste Tu
Cancion a Paola

Esta obra no minimo surpreendente , do ano de 2004 , é uma coleção de baladas mexicanas da autoria dos tres maiores compositores do genero , Jose Sabre Marroquin , Augustin Lara e Armando Manzanero . A banda maioritariamente latina conta com a colaboração de Joe Lovano e do já citado pianista cubano Gonzalo Rubalcaba




Ainda Com Kenny Barron , o album «Night and the City» , o tema   You Dont Know what Love is   ,Com Michael Brecker do album «American Dreams  Travels   , com James Cotton um passeio pelos Blues   You got my nose open   , do album «Deep in the Blues» , com Hawk Jones no album «Steal Away» o tema   Spiritual   ou a   Balada de Coimbra   com Carlos Paredes do album «Dialogues» .






Gostava de deixar um pedido pessoal que se relaciona com a obra   «Nocturnes»   que já uma vez foi aqui publicada . Dado que tudo o album se encontra numa faixa unica a tendência será ignorá-lo , seria um erro enorme , é uma obra fantastica , pedia que lhe prestassem atenção e lhe dedicassem algum tempo para a ouvirem convenientemente .







Queria alargar esta homenagem ao excelente contrabaixista e compositor também ao homem por detras do musico , que acredita que é possivel construir um mundo melhor , mais justo , mais humano e mais limpo e puro , bateu-se sempre por isso , com as armas que melhor sabia esgrimir , a musica . Se CH não é o melhor musico de jazz da ultima decada , é sem duvida um excelente musico e um homem que merece todo o nosso respeito .





E já que estamos numa democracia voces estão autorizados a na seção de comentarios exprimirem livremente que concordam plenamente com a escolha do musico e do album e se não concordarem tambem o podem manifestar ( hem ? Não é em qualquer democracia ... ) ,














Nesse caso devem enviar o comentario em carta registada com aviso de recepção , o remetente deve estar legalizado por uma confirmação notorial e a direção atestada pela junta de freguesia . Assim que chegar , num processo rapido descerá á comissão de analise de conteudos donde seguirá se aprovada para a comissão de ética . Se estiver tudo em ordem poderá então ser submetida á apreciação da direção que antes de qualquer decisão pedirá o aconselhamento do OCPC (organismo catolico de prevenção de conteudos ) . Fácil , claro , transparente , democraticamente é assim que deve ser ...


Charlie Haden WebSite
Charlie Haden Biografia
Charlie Haden Biografia Portojazz.com
Charlie Haden Verve Records
Charlie Haden Discografia Portojazz.com
Charlie Haden Discografia All Music

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial