2007-02-22

Bob James


Bob James é um dos pilares do smooth Jazz e uma referencia da musica moderna , nascido no dia de Natal de 1939 , foi descoberto por Quincy Jones no festival de Notre Dame de 1963 . Trabalhou como pianista de estudio , acompanhou Sara Vaughan entre 65 e 68 e gravou a 1ª obra a solo em 74 com a colaboração de Earl Klugh e Davis Sanborn , Bold Conceptions . Nas 4 decadas seguintes produziria mais 36 albuns a solo e colaboraria em muitos outros como sideman , arranjista ou compositor .


As influencias pop e movie-music (compos o tema    Angela   para a serie Taxi , o tema do    Star Trek   e    Nautilus    para o Pulp Fiction) que marcaram os primeiros anos da vida profissional enquanto pianista de estudio serão uma constante futura , malgrado os muitos que gostariam ver mais vincada a vertente jazz , ou os que consideram abusivo , senão usurpador o uso de jazz para este genero musical , qualquer que seja a opinião , negar a qualidade de BJ está fora de questão .
Verdade seja contudo dita BJ é capaz de nos surpreender tanto negativa como pela positiva , não tanto pela qualidade mas pelas opções nitidamente comerciais a que por vezes as suas obras estão sujeitas .




O tema    Ever After   , um tema de piano a 4 mãos com Keiko Matsui é reveladora da qualidade de Bj, como o tema    I feel a Song   do album Two é revelador das cedencias comerciais que sua musica por vezes aponta , a maior parte das vezes soube encontrar um equilibrio agradavel como no tema    One Mint Julep    do album Three ou    Hands On    do album Morning , Noon and Night .   Outros houveram ainda em que consegue mesmo dar uma determinada beleza a temas inegavelmente comerciais como    In The garden .



A musica caracteristica de BJ segue uma linha de pensamento que não se afasta muito do modelo que encontramos ao longo de toda a sua obra , temas como   Soweto    com Kirk Whalum ,    One On One   com Earl Klugh ,   Never Enough    com David Sanborn ou mesmo I´m Only Human    com Luther Vancross e Cassandra Wilson inserem-se neste presuposto musical que os mais puristas acusam frequentemente não ser uma musica para ouvir .


As coisas sofreriam alguma inversão em 1991 com a formação dos FourPlay , onde aparecem ao lado de BJ , Lee Ritenour na guitarra , Nathan East no baixo e Harvey Mason na bateria , no ano de 1988 a banda trocaria de guitarrista , outro peso pesado do smooth jazz junta-se á banda , Larry Carlton , participando no 4º album dos FourPlay . Os temas seguintes ilustram um smoothjazz algo diferente do anterior , com as inerencias do estilo mas com outro tipo de procupações .







Swamp Jazz
Cool Train
Slow Slide
Heartfelt


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial