2007-02-14

Bireli Lagrene

    Nascido numa familia de musicos a 4 de Setembro de 1966 numa pequena vila ao norte de Estrasburgo , Bireli Lagrene começou a tocar guitarra aos 4 anos , aos 12 ganhou o seu 1º prémio num festival de musica cigana . A partir daqui teve um desenvolvimento progressivo e é hoje um dos guitarrastas mais consagrados não só do jazz como do rock e da gypsy-music .





    Um dos momentos mais marcantes da sua carreira acontece por acaso . No outono de 85 , a final da tourné era no Fat Tuesday´s de Nova Iorque . Sabendo que Jaco Pastorious estava actuando próximo , um dia saiu mais cedo e foi ve-lo . Jaco reconheceu-o , convidou-o a subir ao palco e acompanha-lo . Durou até ás 6 da manha e cimentou uma amizade que daria frutos num album gravado na digressao pela Itália , Austria e Alemanha , o Sttutgard Area .
    A influencia de Jaco no desenvolvimento e orientação musical de Lagrene foi enorme , gravariam ainda a obra Heavy´n Jazz em 1986 , no ano seguinte a morte prematura de Jaco impediria novos frutos desta amizade .

Um tema do album Heavy'n Jazz , depois não me venham dizer que aqui não há rock da pesada     Smoke On The Water

    Da obra Sttugard Area , onde colaboraram Bireli Lagrene (Electic Guitar) , Jaco Pastorious (Bass , Piano , Vocal) , Vladislav Sendeck (Keyboards) , Yan Yankege (sintyzors , Bass) , Peter Lubk (Drums) e Serge Bringolf (Percussion) , tres temas ,
    Donna Lee    ,Come On Come Over     e    Kuru
























    É talvez curioso ver BL envolvido num projecto musical deste genero , de puro fusion , contudo quem tem seguido a sua carreira sabe que é um musico polivalente e muito activo , envolvido constantemente em projectos com musicos diferentes e em diferentes areas . Um musico que invariavelmente associamos á escola de Django Rheinhart , á guitarra manouche e ao folk de origem cigana , mas que podemos facilmente encontrar ao lado de musicos rock , jazz , folk , flamengo ou fusion . No proximo post abordaremos estas diferentes facetas de BL . .


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial