2007-01-11

Thelonious Monk


Thelonious Sphere Monk , negro , americano , pianista e compositor ,
nasceu a 10 de outubro de 1920 , a sua biografia pouco conhecida diverge
quanto ao local de nascimento , Nova Iorque ou Rocky Mount,
Carolina do Norte .

Começou a fazer-se notar no ano de 1941 nas famosas jam-sessions do Minton´s , as suas influencias musicais inovadoras e a estranha silhueta valeram-lhe o titulo de Grande Sacerdote do Bebop .
Contudo quando em 1945 o Bebop alcança os primeiros sucessos , os musicos do Minton´s saem da clandestinidade e o clube deixa de ser o ponto de reunião da cultura bebop , Monk será esquecido do publico . Durante esta travessia do deserto de 12 anos ,grava ocasionalmente para pequenas marcas dedicadas exclusivamente ao jazz , como a Prestige , Blue note e Swing , acompanha alguns musicos , mas a sua figura exótica e obtisnação em manter-se fiel ao estilo muito avançado e ultra-individualista , inadaptavel a outro mundo musical que não o seu, teriam o seu preço .


Coleman Hawkins que por questão de solidariedade o contrata desabafa :
- A coisa pior que me aconteceu este ano foi Monk , todas as noites me perguntava a mim mesmo , porque não arranjas um pianista a sério ? Que trapalhada é essa que ele toca ?




Mas este cenário mudaria em 1955 , quando pela mão do diretor artistico Orric Keepnews assina com a Riverside um contrato de gravação que vai dar origem a uma longa e importante serie de discos . Seguindo o seu conselho as primeiras gravações são dedicadas aos standarts , numa tentavia de captar publico , e seguidamente emerge então a temática monkiana . Apesar de redescoberto pelo publico e os media , só em 1957 ,quando forma o quarteto do Five Spot Café ( com Coltrane , Willbur Ware e Shadow Wilson) a sua carreira se ilumina .



Do quarteto em que participou com Jonh Coltrane , selecionamos 3 temas

Ruby My Dear
Trinkle, Tinkle
Monk´s Mood


Os paradoxos parecem sempre ter estado sempre a seu lado , este musico de
tematica complexa é tido por muitos criticos como um pianista limitado (contudo capaz de tocar de maneira autonoma , sem o recurso duma seção ritmica), de técnica rude , longe do virtuosismo de Parker ou Dizzy , o que não o impediu de criar temas como Round Midnight , o tema mais gravado da história do jazz . Sendo um dos mais importantes pensadores do bebop, passou ao lado do periodo aureo , foi adorado , rejeitado e aceite , sem que o seu formato musical alterasse uma virgula , formato baseado num sistema de figuras isoladas ou encadeadas , opostas uma ás outras por registos abruptos .
Estes saltos de registos tão monkianos , suportados por uma complexidade de encadeamentos harmónicos , provocam uma descontinuidade temporal , ritmo-melodioca , já experimentada por Parker , que causava algum desconforto aos musicos acompanhantes , mas foram em toda a sua obra uma imagem de marca .


Os primeiros temas de Monk , escritos para servirem de base aos improvisos no Minton´s , Off Minor e Epistrophy , foram deliberadamente construidos sobre harmonias complexas , ricas em mudanças de acordes , a fim de desencorajar os menos capazes .A sua relativa complexidade era funcional , iria manter-se contudo em toda sua obra , não por necessidade , mas por gosto .






Os dois primeiros temas de Monk

Epistrophy
Off Minor

E como não poderia deixar de ser , a obra mais embelemática de Monk
Round Midnight

Mais um tema de Monk , acompanhado por Miles Davis
Blue Monk











0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial