2007-01-11

Lennie Tristano



     Lennie Tristano , um dos pianistas mais indespensaveis no evoluir do jazz post-parkeriano , professor solitário nova-iorquiano , foi frequentemente acusado de preocupações harmonicas , criticado o seu gosto pelas sábias construções e sonoridade polida , esquecendo a sensibilidade crispada com que explorava estes elementos . Adepto confesso de Charlie Parker , tentava ensinar aquilo que considerava mais puro na sua obra , nunca se abandonou porém a uma admiração beata que fizesse da música de Bird uma ideologia de referencia segundo a qual tudo pudesse ser avaliado . Foi dos primeiros a sublinhar o perigo que haveria para o jazz em comtemplar deliciosamente e sem fim o seu próprio umbigo .


      Leonard Joseph Tristano nasce a 19 de março de 1919 em Chicago , cidade onde ficou cego aos 9 anos . Estudou piano , saxofone e clarinete , diplomou-se no "American Conservatory" onde conheceu aquele que viria a ser o seu primeiro e mais notavel aluno , Lee Konitz , no ano de 1945.



      Toca em NY nos cabares da 52ª Rua e grava os seus primeiros discos na companhia do pianista Billy Bauer (que será o seu mais ortodoxo discipulo) , o contrabaixista Arnold Fishkin (a que sucede Clyde Lombardi e Bob Leininger) e o clarinetista John Laporta .


O trio de Lennie Tristano , dois temas do album The Complete Lennie Tristano


Atonement
Interlude


      Percunizando uma ocidentalização do jazz , obrigava os seus bateristas ao uso de vassouras roçadas , afterbeat deslizado , numa tenativa de se libertar das tentações africanas do tambor , na procura da elegancia , as suas qualidades sonoras aparecem como uma verdadeira subtileza harmónica , um cuidado intenso em manter o impulso da frase e faze-lo sobreviver o mais tempo possivel . A inovação constante que não permitia licença á criação , te-lo-ão a partir de 1951 condenadoá solidão e ao professorado , sendo poucos os trechos gravados depois dessa época .

Um executado pelo quarteto de Lennie Tristano
Donna Lee


      Cabeça dura e obstinado pela honestidade de músico , num circulo de infinito recomeço , incansavel insatisfação , riscando imediatamente o que acaba de adquirir com mais dificuldade , depois de varios ano sencontra-se só , não totalmente , um punhado de fieis alunos acompanham-no, testemunhas fieis deste incessante combate que conduz pela autenticidade da sua musica , contra as tentações do bem estar e do progresso .

Tema do album The New Tristano

Turkish Mambo



      Entre os seus alunos , seguidores fieis da sua filosofia e do seu
estilo encontramos Phil Woods , Lee Konitz , Warn Marsh , John LaPorta ,
Billy Bauer , Arnold fishkin , Sal Mosca , Ronnie Ball , etc .

      Das criticas a que foi sujeito , nunca poderá ser acusado de não ser um jazzmen completo , fiel aos seus principios e para quem o jazz não
tinha uma vertente comercial , nenhum outro musico terá procurado tão insistentemente renovar-se a cada momento , recusando qualquer conformismo ou concessão .

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial