2007-01-13

Fats Navarro

                                            Fats Navarro e Bud Powell

Quando Miles Davis era um adolescente que tinha a oportunidade de estudar com Charlie Parker, a trompete do estilo bebop era dominada por 3 homens , Dizzy gillespie , Howard McGhee e Fats Navarro .
Fats , nascido a 24 deSetembro de 1923 , começou a carreira de musico profissional aos 18 anos , carreira que seria tragicamente imterrompida 8 anos depois , a morte por tuberculose aliada ao consumo de drogas .



Foi em 1943 quando tocava na banda de Andy Kirk que conheceu Howard McGhee , este po-lo ao corrente das novas tendencias bebop que o maravilharam . Por seu intermedio conheceu Dizzy , que viria a substituir na banda de Billy Ektsine em 1945 . Duas semanas depois dificilmente se notaria que Dizzy tinha partido .


Os tres temas seguintes agrupam cinco dos musicos habituais do Minton´s , cinco dos filosofos do Bebop , Fats Navarro , Bud Powell , Kenny clarke , Sonny Sitt e Kenny Dorham

Webb City
Everything´s Cool
Fat Boy



Fats levava o jazz muito a sério , durante a sua curta vida nunca deixou de trabalhar no aperfeiçoamento da técnica instrumental e sobretudo da harmonia , acreditava que os jazzmen deveriam possuir uma bagagem teorica sempre maior á medida que os anos passassem e denunciará a carencia de um grande numero de musicos neste dominio , como causa de uma certa estagnaçãoda musica negro-americana .




Assim em 1946 abandona o grupo e dirigi-se para Nova Iorque , capital do Bebop , a fim de se integrar nessa revolução musical que fervilhava . Passado
algum tempo grava com Kenny Clarke , Kenny Dorham , Sonny Sitt e Bud Powell , musicos então desconhecidos . É nesta epoca que a critica americana começa a prestar atenção a este bopper febril que parece fazer explodiras formas do bope arrastar o jazz para uma nova e prometedora aventura .




Técnico espantoso , musico vigoroso , o seu estilo é um modelo de equilibrio porque concilia com a maior pertinencia , a ciencia harmonica , a frescura melodica e a audacia ritmica . Evitando piruetas e habilidades ostentatorias , dedicava-se sobretudo a cuidar do que os tecnicos do trompete chamam de «pronunciação (cuja qualidade residena clareza e na precisãoda emissão de cada nota) , sabia adptar o seu fraseado (jogo de valores , organização ritmica das frases , articulção de cada nota em relaçãoaqueles que a rodeiam) á justa tonalidade sonora .

O tema seguinte , gravado em Janeiro de 1947 , é uma homenagem ao mitico clube onde tudo começou , o Minton´s , o berço da revolução Bebop
Goin to Minton´s

E este , gravdo em 5 de Setembro de 1946 , uma homenagem a todos os clubes da 52ª Avenida
52nd Stret Theme


De 47 a 49 não para de gravar e colecionar sucessos , até que em 49 a sua saude se deteora imenso , este enorme e forte homem a quem chamavam Fat Girl , pesava apenas 55 kg e morre a 6 de junho de 1950 .




Curiosamente , este musico aquem muitos dos profissinais atribuiam uma técnica superior á de Dizzy , foi rapidamente esquecido pelo publico , ainda hoje muitos amadores de jazz nem o nome lhe conhecem , foi contudo talvez o mais completo dos trompetista da era Bebop , em contrapartida os musicos não o esqueceram , sobretudo os trompetistas que continuam a procura de ensinamentos técnicos e musicais na sua obra .

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial