2007-01-09

Charlie christian


      Charlie Christian é infelizmente outro triste exemplo de musico que teve muita glória e pouca vida . Nascido a 29 de julho de 1916 , faleceu a 2 d Março de 1942 , com 26 anos , vitima de tuberculose .



      É banal afirmar-se Charlie Christian domina a historia da guitarra no jazz , antes de mais pelo seu estilo que nunca foi igualado , mas sobretudo pela influencia consideravel que teve sobre todos os guitarristas , sem excepção .



     Foi o 1ª guitarrista a usar com exito uma guitarra amplificada numa banda de jazz , a guitarra que até então tivera um mero papel de acompanhamento ritmico devido á propria limitação sonora , libertava-se para novos voos ...
     A sua técnica excepcional e inovadora permitia-lhe fazer da guitarra um instrumento com largas possibilidades expressivas, capaz de tocar linhas melodicas que rivalizavam , em potencia , com os metais e palhetas .





      Contrariamente aos outros guitarristas que acentuavam os tempos fortes do compasso , com vista a sustentar os solistas , a calma e o sentido de tempo de CC permitem-lhe tocar os 4 tempos com destreza . O seu discurso visando mais o enriquecimento dos intervalos que as sequencias melodicas , distingue-se pela oposição marcada do binário tensão-repouso , sendo a tensão mais importante . Trouxe também a audácia harmonica e melodica , utilizando acordes diminuidos ou aumentados , acordes de passagem e usando frequentemente a
7ª diminuida . A insistencia numa nota determinada , o desenvolvimento do riff , um longo impulso rico de imaginação melódica e a segurança da colocação marcavam os seus solos . .

Quatro temas , a actualidade do som de CC é impressionante , mais de 60 anos separam-nos da época em que foram gravados

Jasmin' in Four
Solo Flight
Blues in B
Good Enough to Keep.mp3

      Nascido em Dallas no Texas , iniciou-se muito jovem primeiro no sax , depois no contrabaixo , mais tarde a guitarra , ajudado pelo pai que tambem era guitarrista . Em 1939 chega a Los Angels para tocar na orquestra de Benny Godman indicado por John Hammond .

O episódio recambolesco do encontro de ambos deu-se no estudio onde Benny estava gravando o Canto da Primavera de Mandelsohn . Cristian fez uma entrada impossivel de passar despercebida , camisa veremelha, fato verde , sapatos amarelos ... Benny recusou-se simplesmemte a ouvi-lo , Lionel Hampton e contrabaixo Art Bernestein intercedram para que lhe desse uma oportunidade . Á noite no clube outra surpresa esperava Benny Godman , o palco estava apinhado com amplificador , coluna , fios pelo chão , Benny confessaria mais tarde que naõ o despediu no momento por medo do escandalo . Tudo se iria alterar depois de o ouvir tocar , CC fará durante a sua curta vida parte da orquestra á qual trará um enorme contributo .

                                            Uma das Guitarras de CC , a Guibson Vintage


A maior parte das vezes limitado a um restrito papel de apoio da orquestra de Godman , revelar-se-ia verdadeiramente nas actuações e jam-sessions feitas no Minton´s , que assiduamente frequentava , com Monk , Dizzy , Kenny Clarke , JJ Johnson e outros mentores do Bebop .


Infelizmente a obra discografia deste guitarrista é inversamente proporcional ao seu génioe importancia , no total existem pouco mais de 50 solos registados . Das jam-sessions onde o musico podia libertar toda a sua criatividade sem limitações , ficaram muito poucos registos , tendo-se perdido assim uma obra inestimavel para o jazz em geral e para a guitarra em particular









0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial