2007-01-14

Bud Powell



Earl Bud Powell , pianista e compositor negro americano , nascido a 27 de Setembro de 1924 em Nova ioruqe onde virá a falecer em 31 Junho de 1966 .


Nascido numa familia de musicos , estuda pianos a partir dos 6 anos , os classicos (Bach, Beethoven , List , Chopin , Debussy) mas é no jazz que finalmente se fixa .
Abandona a escola aos 15 anos para integrar a banda do seu irmão Williams , passa por varias bandas , cabares e bares , onde conhece Monk . Com este descobre o Minton´s e os musicos do jazz moderno com quem tocará mais tarde . Com Monk aprende os recentemente elaborados encadeamentos harmónicos .




Participa na gravação do seu primeiro disco com o saxofonista Frankie Socolow e em 1943 , com Cootie Williams grava algumas faixas que o evidenciam , Blue Garden Blues , Honeysucke Rose ,My Old Flame . Este contrato de 2 anos , será o mais longo da sua carreira , a tão almejada autonomia só chegará em 1947 depois de ter tocado na 52ª Rua com Don Byas , Dizzy , Dexter Gordon , John kirby e JJ Johnson .


O tema Taking a Chance On , com dois musicos que como ele frequentavam o Minton´s , JAy Jay Johnson e Sonny Sitt
Taking a Chance On

Desde 1945, ainda ignorado pelo publico que so mais tarde o descobrirá , os jovens musicos consideravam-no o pianista mais brilhante e representativo da nova escola , eclipsando mesmo Monk , só Parker lhe ganhava em reputação .


Infelizmente a saude vacilava , problemas de alcoolismo , uma primeira depressao nervosa em 45 , segunda em 47 , passará os 2 anos seguintes em hospitais psiquiatricos . De 49 a 51 grava em trio , formação que muito lhe agradava pela independencia que lhe assegurava ,mas em 51 nova recaida , mentalmente afectado , detido em poder de droga , preso e reenviado pra clinica , sai sob a responsabilidade do director do "Birdland" Oscar Goodstein .

Um classico , o tema All the Things You Are , na companhia de Coleman Hawkins
All The Things You Are

Aparece então em trio na Birdland , grava para a Blue Note , Roost e Norgran . Numa destas sessoes , ficará pra sempre associado ao triste episódio quando semi inconsciente entra em discussão com Charlie Parker , estragando assim a ultima aparição publica do grande saxofonista que morreria pouco tempo depois . Em 56-57 participa com Lester Young , Miles Davis e os Modern Jazz Quartet numa digressão europeia , desilude o publico com actuaçoes incoerentes , reflexo dum homem a quem a vida poe problemas insoluveis .
Entre 59 e 64 vive em Paris , reagrupa o seu trio com Kenny Clarke e Pierre Michelot, sucesso relativo , alternado com ainda rasgos de genio , mas no ultimo ano é vitima de tuberculose . Volta aos States ,em 1964 ainda toca de novo no Birdland , a sua saude deteora-se rapidamente e morre alguns meses mais tarde num hospitral em Brooklyn .







Mais tres temas

Tenderly ,
Body and Soul
A Foggy Day











Parker foi uma das maiores influencias de Bud Powell , manifesta-se nas corridas desenfreadas , nas acentuações melodicas , mas é sobretudo o pianista Art Tatum que marcará o seu estilo , a vaga melódica e a compensação feita de pontuaçoes ritmo-harmónicas , o uso de de processos de enriquecimento harmónico , a velocidade de execução .

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial