2007-01-19

Bebop , considerações Finais


      Este poster é o ultimo do ciclo dedicado ao Bebop . Espero ter convenientemente passado a ideia da importancia e influencia deste movimento no desenvolvimento do jazz em particular e da musica moderna em geral , de facto as alterações da concepção ritmica , a liberdade melódica e harmonias recorrentes a dissonancias e atonalidades , transformaram radicalmente a forma como pensavamos a musica .

Não poderiamos falar do Bebop sem mencionar o seu primeiro grande sucesso , uma bandeira cravada na história do jazz , um tema muito feliz da autoria de Charlie Parker e Dizzy Gillespie , aqui interpretado pelos próprios .
A Night in Tunisia

      Existem versões curiosas deste tema , como esta dos grupo vocal Manhattan Transfer acompnhados por um dos poucos cantores de jazz na actualidade , Bobby McFerrin    Another Night In Tunisia
      Ou esta dos Ultra Lounge    A Night In Tunisia

Outras interpretações mais clássicas

Do pianista Michele Camilo     A Night In Tunisia
Do guitarrista Kenny Burrel    A Night In Tunisia
Sonny Rollins com os Modern Jazz Quertet em 1958     A Night in Tunisia

      Contrariamente á generalidade das musicas ,o swing , o jogo ritmico que dá o balanço peculiar do jazz , tem por base a acentuação nos tempos fracos . A partir do momento em que se começou a ignorar as barras do compasso , cada musico era livre para escolher essas acentuações , por exemplo Charlie Parker cujos solos eram compostos de grandes quantidades de notas muitos breves , num grupo de notas acentuava sempre a mais alta . Recorrendo ás setimas , notas aumentadas e diminuidas , notas de passagem , cada musico elaborava as suas proprias escalas . A forma divergente como as dissonancias e atonalidades eram incorporadas na harmonia , associadas aos outros factores , abriam um numero infinito de possiblidades , a riqueza do jazz mutiplicou-se de tal forma que cada musico podia aspirar a um fraseado capaz de o identificar e fazer escola .
      Infelizmente , nem todos conseguiam transpor a barreira que separa um óptimo excutante dum músico virtuoso , possivelmente existitram muitos melhores trompetistas que Miles , mas nenhum deles possuia o seu génio musical , nem o seu carisma , tantas vezes necessário para impor o á priori rejeitavél .

     
      Não podemos ignorar os factores sociais que impeliram o jazz , sobretudo o bebop , aparecido num momento em que os negros davam os primeiros passos na liberdade possivel numa América habituada a oprimi-los e explora-los , nem a ansia sublimida por uma sociedade livre e mais justa , o jazz tinha todas as condições para partir á procura duma liberdade estética que permitisse exteriorizar os desejos da população negra .
      Seria também um erro pintar completamente de negro o jazz , como se os brancos não sofressem de convulsões , não tivessem sonhos de liberdade e duma sociedade diferente e mais justa , a ponto serem incapazes de comungar com os negros um ideal social , nem podemos ignorar a contribuição destes no jazz , por muito que desagrade aos negros , como Miles , que afirmava bastar-lhe ouvir uma banda para saber ser era composta por brancos ou negros. Quem poderá negar a autenticidade dos blues na obra de Chet Baker ?



      É um facto conhecido , que nas prisões da américa sec XIX , os detidos entoavam canticos muito parecidos com os blues , os prisioneiros brancos tentavam exorcitar os fantasmas da vida dificil nas cadeias da época , cantando em grupo , numa estrutura que segundo alguns historiadores não diferia muito dos blues , não existem provas fisicas do facto , não há gravações , apenas relatos históricos . A evidencia de que os brancos que partilhavam as agruras duma vida sem liberdade cantavam blues como os negros acabará talvez por cair no esquecimento .


      Na impossibilidade de citar todo o enorme numero de musicos importantes que participaram e contribuiram para o movimento bebop , fica uma pequena referencia a nomes que deviam ter sido devida e aprofundadamente divulgados , tarefa gigantesca que ultrapassa as possibilidades e finalidade deste blog .



Errol Garner   -    Nascido a 15 de junho de 1921 em Pittsburg , pianista . A sua reputação vai muito para além dos amdores de jazz . Estilo de acesso facil , foi um inovador nas concepções melódocas , harmonica e ritmicas . Obteve um enorme sucesso dentro e fora dos States , mas nunca á custa da prostituição da sua musica .

Um tema de Errol Gardner onde sobressai toda a sua qualidade de pianista
You Made Me Love You



John Lewis   -   John Aaron Lewis , nascido a 3 de Maio de 1920 em La Grange , Illinois , pianista negro , compositor e chefe de orquestra , fundador dos Modern Jazz Quartet , um dos principais responsaveis pela corrente Third Stream . podemos ouvir o seu piano em qualquer tema dos MJQ , foi o único pianista do frupo durante 40 anos .



Oscar Peterson   -   Pianista negro , Nasceu em Montreal , Canadá , a 15 de Agosto de 1925 . Musico inclassificável , não se liga a nenhuma escola em particular e acolhe e conjuga em si uma mutiplicidade de influencias . Oo pianista "faz de tudo" , tem um curriculo tão extenso e rico quer liderando as suas bandas quer como sideman de tudo quanto foi musico na época . A sua musica é acolhedora e repousante . A simplicidade e franqueza aliam-se á agilidade numa riqueza de execução fertil em variações .
Tema      Cold Piano Jazz


Ahmad Jamal   -    Nascido a 2 de Julho de 1930 em Pittsburg , pianista negro . A critica foi madrasta para as suas primeiras obras , chegou a dizer-se que a sua musica não superava o nivel do piano-cocktail . Felizmente teve um defensor acérrimo que ajudou a que chegados os anos 50 fosse um musico muito popular com um enorme numero de vendas , Miles sempre acreditou e defendeu Jamal .

Uma interpretação de de Ahmad Jamal do clássico
How Deep Is the Ocean


Tadd Dameron   -    Nascido a 21 de Fevreiro de 1917 , pianista , compositor , arranjista , conhecido como "O Discipulo" , um dos fornecedores de partituras á ardente máquina Gillespiana . Aquilo que Dizzy e Parker fizeram no dominio da improvisação , Dameron fe-lo no dominio da composição e arranjo . Uma figura chave durante tres decadas . Formalizou a esponteniedade criadora dos bopers , criou combinações sonoras apropriadas ás novas linhas melódicas , tornou habitaveis os tumultuosos fulgores gillespianos e disciplinou a vertigem parkeriana .

Este clássico , All The Things You Are , tem uma má sonorização , mas tem uma razão válida para o facto , gravada em maio de 1949 em Paris no Paris Festival international , o quinteto de Tedd Dameron acompanhado por Miles Davis a primeira vez que ele atravessou o Atlantico



Gil Evans   -   Compositor , Arranjador , pianista e chefe de orquestra , nasceu em Toronto , Canadá , a 13 de Maio de 1912 . Foi sobretudo um fenomenal arranjista . Bastará dizermos que entre os imensos arranjos que produziu para musicos como Cannonball , Dizzy , Claude Thornhill , Gerry Mulighan , os albuns de Miles , "Miles Ahead" , "Sketches of Spain" , "Porky and Bess" e "Quiet Nights" são da sua responsabilidade .

A classe de arranjador de GE aqui patente no abum deicado á muisca de Jimi Henderix
Gypsy Eyes


Milt Jackson   -   Conhecido por "Bags" , vibrafonista , pianista , compositor , nasceu a 1 de Janeiro de 1923 , em Detriot . Descoberto por Dizzy teve a honra de integrar muito jovem o seu sexteto ao lado de Parker . Com os restantes membros da banda formará mais tarde os Modern Jazz Quartet . Musico cativante , um economista do gesto , combina a uma nota apenas o que é estritamente necessário , a sua descontração aliada á apurada técnica , transmitem uma impressão de facilidade numa sonoridade contudo cheia de vida , calor e paixão .

Esta interpretação dos MJQ do classico    Softly As In a Morning Sunrise    deixa transparecer toda a classe do vibrofonista Milt Jackson




Sonny Rollins   -   Nascido a 7 de setembro de 1929 em Nova Iorque , saxofonista alto . Artista insatisfeito , obsecado , possuidor duma sonoridade austera , redefine o seu estilo a partir de 1961 , mais ponderado , linear , de certezas francas . Em 1963 embala no New Thing mas arrepia caminho , não consegue fugir á tradição . Foi o homem do mutiplo , do cambiante , do contraditorio . Nada estava nunca defenitivamente adquirido , ou defenitivamente perdido .
Sonny Rollins o tema    Blue Seven    do album Saxofone Colossus .


Charles Mingus   -   Nascido a 22 de Abril em Nogales , Arizona . Contrabaixista virtuoso , mas sobretudo compositor , aranjador , chefe de orquestra , ocasionalmente pianista . Naturalmente impulsivo , por vezes violento , a sua musica caracteriza-se pela força efeito de choque , contraste , esponteniedade e imporatancia do improviso .

O tema    Self Portrait in Three Colors    do album Mingus .




Roy Eldridge   -   Nascido a 30 de Janeiro de 1911 em Pittsburg , trompetista . Marcou a transição entre Amstrong e Gillespie . Um dos mais ilustres ignorados , esquecido no fosso situado entre a afirmação triumfante de duas concepções estéticas . Idolo de Dizzy nos tempos de formação e de mutios outros trompetistas , aliava a simplicidade
harmonica a uma tecnica invejavel traduzida numa sonoridade limpa .
O tema    Little sir Echo


Outros musicos importantes que não foram aqui mencionados
Kenny clarke , Max Roach , Cecil Taylor , woody Herman , Archie Shepp , Sun Ra , Albert Ayker , Pharaoh Sanders , Lee Konitz , Don Cherry e outros que foram já no passado citados em posts não referenciados com o Bebop e escolas consequentes como Stan Getz , Chet Baker , Kenny Burrel , Paul Chambers .


Gostava de finalizar com um pedido aqueles que visitam este blog . Apesar do cuidado colocado na procura de fontes fidedignas , é possivel que alguns elementos possam conter erros , inverdades , ou verdades alteradas .
Também é possivel que os meus reduzidos conhecimentos de teoria musical se possam traduzir por erros técnicos , que interpretações de elementos musicais possam não estar corretas , pelo que agradecia que esses erros quando detectados me fossem transmitidos , no minimo comentados .



0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial