2006-12-18

Weather Report


Os Weather Report nasceram em 1970 e foram um dos primeiros grupos de jazz-rock . Juntaram 5 dos musicos mais reconhecidos da época , Joe Zawinul (teclas) , Wayne Shoter (saxs) , Miroslav Vitous (baixo) , Airto Moreira (percussão) e Alphonse Mouzon (bateria) , eram aquilo que no rock geralmente se chama de supergrupo .
A influencia e inspiração das obras de Miles Bitches Brew e Miles´in a Silence , onde Shorter e Zawinul haviam participado eram evidentes no inicio da banda , defeniam um novo estilo musical marcado pela liberdade de improvisação coletiva que combinava elementos de jazz ,rock , funk , musica latina e etnica .



Em 1976 Jaco Pastorious substituiu Miroslav Vitous , e em 1978 Peter Erksine substituiu Alphonse Mouzon , foi a epoca mais popular da banda , musica mais ritmada , mais acessivel e menos intelectual , em 1977 editam o seu mais famoso album Heavy Weather que incluia o Birdland , um tema que se tornaria um famoso standart do jazz .

Estes dois musicos não permaneceriam muito tempo na banda , em 1982 Victor Bailey
e Omar Hakim substituiriam Pastorious e Erksine respectivamente , outros musicos passariam ainda pela banda , Jose Rossy e Mino Cinelu , até que em 1985 a saida de Wayne Shorter marca definitavamente o fim da banda .
Os 15 anos de existencia da banda , durante os quias editaram 17 albuns , delinearam profundamente as diretrizes do jazz-rock , tornando os Weather Report uma banda fundamental do estilo e uma escola .




No ano de 1978 editam o album Mr. Gone , donde foram extraidas as faixas Punk Jazz e And Then

Punk Jazz
And Then


Em 1980 aparece o album Night Passage , tres temas extraidos dessa obra


Rock' In Rythme
Dream Clock
Port of Entry

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial