2006-12-15

Richard Galiano


Richard Galiano , acordeonista francês nascido em Le Cannet a 12 dezembro 1950 , influenciado por Astor Piazzola e á imagem da sua obra com o tango argentino , iniciou um trabalho de pesquisa e recolha de musicas francesas de baile e espectaculo da decada 20 , as chamadas Musettes , e de outras obras da musica folclorica europeia , criando um novo estilo apelidado de New-Musette .

Galiano não tem uma escola folk , é um musico de jazz . Como o seu pai , começou a tocar acordeão ainda muito jovem , depois trombone e estudou composição . Na adolescencia apaixonou-se pelo jazz infuenciado sobretudo pela era Cool de Miles Davis e Clifford Brown e integrou como acordeonista a orquestra de Claude Nougaro onde ficaria até 1976 . Seguiram-se varios trabalhos com lendas do jazz como Chet Baker, Joe Zawinul, Toots Thielemans, Ron Carter, Michel Petrucciani e Jan Garbarek .
Curiosamente o guitarrista portugues Joel Xavier participou num trio do musico numa das suas obras e acompanhou-o em digressão pela europa .


Empurrado talvez pelas dificuldades de sobrevivencia financeira inerentes a um acordeonista de jazz na Europa , reinventou e revitalizou uma tradição musical , de forma refletir uma sensibildade moderna e juntou-lhe a improvisação bebida no jazz , tornando dificil perceber onde começa uma e acaba outra .



Os tres temas seguintes são de uma das suas mais recentes obras , a penultima , Ruby My Dear , de 2005






Historia de un amor
L´Insidieuse
Waltz for Nicky

As tres musicas seguintes pertencem a uma obra anterior , datada de 1999 , Concerts Inédits - Duo

Little Tango
Taraf
Viaggio

1 Comentários:

Às 20:47 , Blogger Rodrigo Montes disse...

Fala, Suga_Mentes!!! Ae, me amarrei na sua iniciativa de criar esse Blog!! Parabéns!! Tá cada vez melhor!! Acabei de me cadastrar no Blogger.com só pra postar esse comentário!! Novamente, parabéns!!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial