2006-12-11

Paul Chambers




Dos músicos que fizeram parte do imortal sexteto de Miles Davis que gravou o "Kind of Blue" não falamos ainda do baterista Jimmy Cobb nem de Paul Chambers , o contra-baixista e um musico de quem se esperava muito ...
Nascido em 22 de Abril de 1955 , foi talvez o maior contrabaixista da sua época , a morte prematura aos 33 anos pos fim a uma das carreiras mais promissoras e inovadoras , Chambers revolucionou a forma como o instrumento se integrava na banda , trouxe uma nova filosofia á interpretação , são seus os primeiros solos conhecidos de contra baixo .
Ingressou com apenas 20 anos na banda de Miles Davis depois de ter acompanhado J.J. Johnson no Kay Widding Quintet e fez parte das suas bandas durante 8 anos , participando em todas as obras mais importantes desse periodo , incluindo "Kind of Blue" .
Acompanhou musicos como Sonny Rollins , John Coltrane , Cannonball Adderley , Donald Byrd , Bud Powell e Freddie Hubard .

Entre os anos de 1955 e 1960 liderou as suas proprias bandas e gravou 10 obras , os tres temas seguintes são do seu quinteto





Tale of the Fingers
The Hand of Love
Beauteous




0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial