2006-12-27

Minton's Playhouse


O Minton's Playhouse situado no 1º andar do hotel Cecil , no 210 da West Street , seria apenas mais um clube de jazz do harlem , não fora o facto de ter sido o berço do jazz moderno . Fundado pelo saxofonista Henry Milton em 1938 , manteve-se durante 30 anos como um dos mais embelematicos clubes de jazz até entrar en declinio nos anos 60 , acabando por fechar em 1974 . Reabriu a 19 de Maio de 2006 sob o nome Uptown Loiunge at Minton´s Playhouse .

O Swing conquistou a América , único estilo afro-americano considerado rentavél pelos show-business , dominava toda a musica de variedades nos finais da década 30 . Era contudo um dominio aparente , aceitava-se na medida em que não era própriamente ouvido , essencialmente era uma musica para dançar , sem grande reconhecimento como arte musical .
Este aburguesamento respeitável do jazz tinha como consequencia que certos jazzmen não hesitavam em adulterar a musica , cedendo ás facilidades e vulgaridade apreciados pela maioria do publico , da condescendencia passavam ás concessoes e destas ao comprimisso puro e simples . O jazz afastava-se a passos largos da filosofia sobre o qual fora concebido , o dinamismo , a inquietude e a ansia pela filosofia de liberdade , fora vendido aos brancos como uma forma vulgar de entertenimento , era assim que muitos jovens musicos entendiam o swing .

O Minton´s Playhouse foi o local que serviu de base a este movimento contestatário , onde os musicos , muitos deles elementos das grandes orquestars de swing , se encontravam para jam-sessions , onde se trocavam ideias , formas musicais , tendencias ,conspirando na procura duma nova linguagem que viria a gerar o Bebop . Era para muitos portanto uma operação de purificação e salvação .
Foi ao swing já profundamente contaminado pelo comercialismo que foram buscar os primeiros temas , standarts que foram literalmente desmontados e remontados com as caracteristicas do bebop , uma linha melodica viva que se desdobrava em recortes engenhosos , brutalmente partida sobre o silencio , e imterronpida por pequenos riffs audaciosamente desenhados . Estas composições que exigiam um dominio instrumental superior á média e um sentido de colocação infalivel , também só podiam ser tocadas por uma elite , afastando musicos mediocres que tinham feito da musica negro americana um simples genero no seio da musica de variedades .
O factor improvisação que suportava este novo estilo exigia alterações profundas na forma de abordar a musica , acordes de passagem , uso de dissonancias , o ignorar da barra de compasso , a politonalidade , a polirritmia , factores que fizeram explodir os planos harmonicos tradicionais , era um corte com o passado e que se pretendia radical , nascia assim o jazz moderno , aqui no Minton's Playhouse .

Minton organizava regularmente jam session abertas a todos os musicos , tinha uma banda base formada por Thelonious Monk (piano) , Nick Feton (baixo) e Kenny Clark (bateria),onde Dizzie Gillespie e Charlie Christian (guitarrista da orquestra de Benny Godman) eram convidados assiduos .
Monday Celebrity Nights, era o dia em que grandes nomes como Roy Eldridge, Hot Lips Page, Ben Webster, Don Byas e Lester Young , Coleman Hawkings , Charlie Parker se juntavam em memoraveis jam-sessions , foi este clube o berço do bebop e do jazz moderno . Numa segunda vaga ,Miles Davis, Fats Navarro, Dexter Gordon, Art Blakey, Max Roach também por aqui passariam a beber os ensinamentos do novo jazz .

Link para WebSite do clube


1 Comentários:

Às 18:06 , Blogger Titá disse...

Que o Novo Ano vos traga ...
cor, calor, alegria, magia, energia, felicidade, simpatia, paz, saúde, amizade, amor, sentimentos, emoções, agitações, lágrimas e canções...tostões
Que cada dia de 2007 vos faça ...
sentir, sorrir, sonhar, imaginar , acreditar e Viver com toda a intensidade que merecem.
Aprendam, sintam, reagam, lutem pelo melhor,acreditem!
Que seja um Ano de...
paz, tolerância, compreensão, conforto, justiça e Amor
Que estes números mágicos... 2007 nos unam cada vez mais e intensifiquem a amizade que nos une e a cumplicidade que nos caracteriza. Sejam felizes e façam felizes alguém... todos os dias e por favor, cheguem ao fim do ano e digam: Caramba, Valeu a pena!!!!
Desejo-vos o melhor ano de sempre, durante o qual alcancem os vossos melhores e mais secretos sonhos e que realizem e concretizem os melhores objectivos.
Beijinhos
BOM ANO!!!!!!!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial