Marcus Miller
Marcus Miller representa uma escola de musicos que constroem a melodia a partir da guitarra baixo , transformando-a num instrumento de solo , invertendo a finalidade com que foi construida , suportar ritmicamente a melodia .
Se para muitos é conhecido pelo baixo e pelos chapeus , a verdade é que estamos a falar dum multi-instrumentista ( baixo , sax , clarinete ) e dum renomeado produtor , compositor e arranjista, envolvido em diversos e diferenciados projectos , que nos ultimos anos ajudou a reconstruir o funky , imprimindo-lhe qualidade musical , novas tendencias ritmicas e improvisação , contribuindo muito para alterar a imagem comercial e desvalorizada que possuia e a confundia com a disco.
Nascido a 14 junho de 1959 , enquanto jovem adolescente tocava já varios instrumentos , e antes de ter idade para conduzir já actuava nos clubes de jazz de Nova Iorque .
A Fender de Marcus Miller
Os primeiros passos em bandas de topo foram dados com Bobbi Humphrey e Lonnie Liston Smith , mais tarde com Dave Grusin , Earl Klugh , Grover Washinghton Jr , Bob James e Chaka Khan .
Nos anos de 1981 e 1982 acompanhou Miles Davis em tourné , colaborou em diversos albuns , acabando por produzir para este o album Siesta , uma obra prima da qual extraimos as seguintes faixas e na qual Miller colaborou tocando varios instrumentos e cuja produção foi da sua inteira responsabilidade .
Theme For Augustine
Claire
Submission
Das colaborações como sideman com outros musicos , destaca-se o trabalho com o saxofonista David Sanborn , uma viagem ao mundo do Smoth Jazz , dois temas
Miss You
Trance
MM começou a liderar as suas próprias bandas ainda na decada de 80 , editou em 1984 o seu 1ª album "Marcus Miller" e curiosamente fez um interrégono de 9 anos até editar o 2ª "The Sun Don't Lie" em 1993 , depois disso editou mais sete albuns , abordando e fundindo diversos estilos , funky , rock , jazz , smooth jazz , fusion , independente dos estilos onde se aventura , as capacidades ritmicas de Marcus Miller e a versatilidade com que as usa , aliadas á sonoridade única e caracteristica da sua guitarra, colocam-no entre os musicos mais conceituados do jazz actual .
Um dos melhores albuns de Miller é "Live and More" , editado em 1998 ,consta de temas originais e temas de Miles como Maputo e Tutu , uma obra a não perder
Summertime
Panther
Maputo
Tutu
Do album M2 , editado em 2001 , extraimos as seguintes faixas
Red Baron
Deuces
Lonnies Lament
1 Comentários:
Só para deixar um Beijo enorme de saudades.
Quase de volta!!!Quase quase...
Vejo que tens trabalhado imenso por aqui. Teu blog está bestial!
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial