2006-12-21

Marcus Miller



Marcus Miller representa uma escola de musicos que constroem a melodia a partir da guitarra baixo , transformando-a num instrumento de solo , invertendo a finalidade com que foi construida , suportar ritmicamente a melodia .
Se para muitos é conhecido pelo baixo e pelos chapeus , a verdade é que estamos a falar dum multi-instrumentista ( baixo , sax , clarinete ) e dum renomeado produtor , compositor e arranjista, envolvido em diversos e diferenciados projectos , que nos ultimos anos ajudou a reconstruir o funky , imprimindo-lhe qualidade musical , novas tendencias ritmicas e improvisação , contribuindo muito para alterar a imagem comercial e desvalorizada que possuia e a confundia com a disco.



Nascido a 14 junho de 1959 , enquanto jovem adolescente tocava já varios instrumentos , e antes de ter idade para conduzir já actuava nos clubes de jazz de Nova Iorque .

A Fender de Marcus Miller



Os primeiros passos em bandas de topo foram dados com Bobbi Humphrey e Lonnie Liston Smith , mais tarde com Dave Grusin , Earl Klugh , Grover Washinghton Jr , Bob James e Chaka Khan .
Nos anos de 1981 e 1982 acompanhou Miles Davis em tourné , colaborou em diversos albuns , acabando por produzir para este o album Siesta , uma obra prima da qual extraimos as seguintes faixas e na qual Miller colaborou tocando varios instrumentos e cuja produção foi da sua inteira responsabilidade .


Theme For Augustine
Claire
Submission

Das colaborações como sideman com outros musicos , destaca-se o trabalho com o saxofonista David Sanborn , uma viagem ao mundo do Smoth Jazz , dois temas

Miss You
Trance


MM começou a liderar as suas próprias bandas ainda na decada de 80 , editou em 1984 o seu 1ª album "Marcus Miller" e curiosamente fez um interrégono de 9 anos até editar o 2ª "The Sun Don't Lie" em 1993 , depois disso editou mais sete albuns , abordando e fundindo diversos estilos , funky , rock , jazz , smooth jazz , fusion , independente dos estilos onde se aventura , as capacidades ritmicas de Marcus Miller e a versatilidade com que as usa , aliadas á sonoridade única e caracteristica da sua guitarra, colocam-no entre os musicos mais conceituados do jazz actual .

Um dos melhores albuns de Miller é "Live and More" , editado em 1998 ,consta de temas originais e temas de Miles como Maputo e Tutu , uma obra a não perder


Summertime
Panther
Maputo
Tutu





Do album M2 , editado em 2001 , extraimos as seguintes faixas



Red Baron
Deuces
Lonnies Lament

1 Comentários:

Às 00:12 , Blogger Titá disse...

Só para deixar um Beijo enorme de saudades.
Quase de volta!!!Quase quase...

Vejo que tens trabalhado imenso por aqui. Teu blog está bestial!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial