2006-12-31

Jaco Pastorius



























Jaco Pastorious surgiu no panorama musical em 1970 , a sua inovadora forma de tocar , tornou-o uma das mais brilhantes estrelas da época , a chama apagar-se-ia tragicamente 10 anos mais tarde .
Possuidor duma tecnica invejável e duma imaginação sem limites , é juntamente com Stanley Clarke o responsavel de redefenição do papel do baixo na banda de jazz , e da libertação estética dum instrumento injustamente condenado a planos secundarios .
Durante a adolescentcia , tocando em bandas rock e hippop , criou uma enorme reputação , era uma lenda local , e em 1974 chamou a atenção de outro jovem talento que despontava para o Fusion , Pat Metheny , que o consideraria como o musico mais influente do sec XX .


Em 1976 junta-se aos Weather Report ao lado de Zawinul e Shorter , em cuja musica deixaria bem vincado a sua arte e influencia . Durante os cinco anos em que aí permaneceu viu crescer ainda mais a sua reputação , aparecendo como sideman ao lado de nomes como Joni Mitchell , Blood Sweat and Tears , Paul Bley , Bireli Lagrene e Ira Sullivan .
O ano de 1976 marca o aparecimento do seu primeiro trabalho a solo e entre 80 e 84 dirige a sua própria banda , a inovadora Word of Mouth .


Os anos seguintes serão negros , problemas mentais provocados pelo uso excessivo de drogas e alguns acidentes durante espectaculos acabaram por fechar as portas a este excelente musico . Nos tristes ultimos anos da sua vida era praticamente um sem abrigo assolado por graves problemas de toxico-dependencia , e em 1987 durante uma tentativa de furar a entrada no Midnight Club em Fort Lauderdale , morre tragicamente de paragem cardiaca .

Este primeiro tema Bass & Percuss poderá dar talvez uma ideia da forma como Pastorius encarava a guitarra baixo
Bass & Percuss

Do album The Birthday Concert , dois temas
Liberty City
The Chicken

Os dois temas seguintes pertencem a uma obra com o guitarrista Pat Matheny editada em 1974
Vashkar
Donkey



Link Jaco Pastorius Website

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial