2006-12-06

Cannonball Adderley




Julian Edwin Adderley nasceu em 15 de Setembro de 1928 , saxalto , distingiu-se pela alegria que emprestava aos temas e pelas suas qualidades de comunicador , adorava conversar com o publico , frequentemente dialogava sobre os temas que tocava , fornecia elementos e até pormenores tecnicos , com isso ganhou o carinho do publico e imensa popularidade . Este tema Mercy , Mercy , Mercy traduz um pouco da sua atitude comunicativa

Mercy , Mercy , Mercy

Estudou musica entre 44 e 48 e tornou-se diretor da banda da Hillard High School .
Em 1955 muda-se para Nova Iorque para completar os estudos , o que não acontecerá , ao juntar-se á banda de Oscar Pettiifords no Café Behemia torna-se um imediato sucesso . Forma o seu 1º quinteto com o irmão Nat , e acaba por chamar a atenção de Miles Davis que o convida para o seu imortal sexteto com John Coltrane e Bill Evans , participa no album Kind of Blue e ira acompanha-lo durante 2 anos , a partir do inicio de 1957 . Em 1959 forma outro quinteto e durante os proximos 16 anos vai colecionando sucessos com quintetos ou sextetos por onde passaram musicos como Yusef Lateef , Charles Lloyd , Barry Harris, Victor Feldman , Joe Zawinul, George Duke , Hal Galper, Sam Jones and Louis Hayes .


Numa altura em que o jazz era dominado pelo Bebop e pelo Cool , conseguiu uma sonoridade própria , marcado por um fraseado menos complexo que o bebop , alegre e solto .

Da sua discografia sobressai o famoso item Work Song , um standart que será o seu cartão de visita.


Work Song

Mais tres temas do musico

Goodbye
One For Daddy
Friddler on the Roof



0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial