2006-11-21

O Violino no Jazz


O jazz tentou resistir quanto pode á introdução de instrumentos que não faziam parte da sua cultura . A formção clássica mais pequena dum grupo de jazz é o trio , piano , bateria , contrabaixo , formação muito usada quer no passado quer no presente , foi tipica na obra de Bill Evans e é por exemplo hoje uma das formações preferidas de Keith Jarrett como de muitos dos grandes pianistas . Os quartetos , quintetos ou sextetos , criam-se adicionando naturalmente os metais , sax , trompete ou trombone , instrumentos historicos do jazz .
A era da eletronica acabou com o reinado dos instrumentos acusticos , a introdução de sons eletronicos foi talvez o primeiro passo para a sua diversificção e relacionamento mais intimo com outras culturas musicais , para desagrado da ala conservadora que continua insistindo na defenição de jazz como apenas a musica produzida pelos classicos instrumentos acusticos que com ele cresceram . A história parece não estar de acordo mas também é uma questão que nos ultrapassa .
Apesar de ser um instrumento acustico , o violino demorou a chegar ao jazz , e um dos principais culpados da sua chegada terá sido Stephane Grapelli que com Django Rheinhart criaria o Hot Club de France , abordando o jazz duma nova perspectiva , um quinteto de cordas .
Se a resistencia do jazz ao violino se devia ao antagonismo entre a sua sonoridade nostalgica e a filosofia alegre do jazz , o jazz rock alterou tudo isto e teve em Jean Luc Ponty alguem capaz de demonstar como todas as potencialidades do violino (e do violino eletrificado ou simplesmente eletrico) poderiam facilmente ser ai aproveitadas .
Outros vilonistas foram surgindo com mais ou menos sucesso . mas a verdade é que o violino continua a ser uma exepção no jazz . Esta compilação de seis musicas reune os mais conhecidos violinistas que de alguma forma estiveram ligados ao jazz , é tempo de violino ...

Joe Venuti
Stuff Smith
Ray Nance
Stephane Grappelli
Didier Lockwood
Don Sugarcane Harris
Michal Urbaniak
Jean Luc Ponty

Joe Venuti

Stuff Smith

Ray Nance











Jean Luc Ponty



Michal Urbaniak


Don Sugarcane Harris











Stephane Grappelli


Didier Lockwood

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial