2006-11-27

Novas Tendencias do Jazz

Nos ultimos anos um novo tipo de jazz tem marcado espaço , bastante popular numa faixa etária bastante jovem , com influencias de estilos recentes como o hip-pop , bandas como os US3 ,a que poderiamos chamar de jazz-rap bands ,dão uma nova dimensão ao jazz e tem contribuido para a angariação dum publico jovem , algo que faz imensa falta ao jazz .
Ninguém nasce a gostar de jazz , é algo que se vai aprendendo , fenomeno que necessita apenas de uma pre-disposição e uma abertura de espirito capaz de ultrapassar a estrutura quadrada e rigida que domina a musica a que geralmente estamos habituados . A existencia destes estilos acaba por mais ou ou mais tarde levar o seu publico a confrontar-se com outros mais classicos e ter uma reação mais positiva , que de outra forma seria talvez a simples rejeição .

Os US3 formaram-se em Londres em 1991 , juntaram musicos experientes com rapers , lançaram o 1ª album Hand on Torch , que foi um exito devido sobretudo ao hit Cantaloupe , um tema da autoria de Herbie Hancock .
Foi este tama de Herbie Hancoock que abriu as portas dafama aos US3

Cantaloop

Mais 2 temas deste 1º album dos US3
Eleven Long Years
Cruising

A musica dos US3 sofreu desde então alterações formais profundas , tem hoje uma sonoridade muito diferente ,como poderemos concluir dos dois temas seguintes duma fase já posterior

Stolen Moments
Get Shorty

Biografia US3

Já agora gostaria de mencionar outros grupos que nesta nova onda tentam uma fusão com o jazz , e gostaria de salientar um grupo japones o Kyoto Massive Jazz , uma fusão se jazz com jazz-house e Acid-Jazz .
Criado nos anos 90 quando os irmãos Shuya and Yoshihiro Okino , com formação de Dj´s , decidiram começar a misturar e criar musicas , são hoje um marco nas novas gerações de jazz .Duas Musicas :

Afro Blue
Vibes

e ainda um tema com a colaboração de Bebel Gilberto
The View From Her Room

Outro grupo que de sucesso na nova tendencia do jazz são os Smooth Urban Jazz , tres temas da banda

U Don´t Have the Cell
Shake It Fast
Rock the Boat

Dentro desta nova geração poderiamos ainda citar os De Phazz , Hiroshima , St Germain , Ultra Lounge ou Thievery Corporation , grupos que tentam incorporar elementos de jazz nas novas tendencias musicais .

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial