2006-11-18

Jazz - Rock , Os parentes pobres


O Jazz-Rock , nome vulgarmente dado á fusão do jazz com o rock foi construido por dois grupos de musicos em lados diferentes da barreira , musicos de jazz que procuravam novas sonoridades recorrendo á eletrónica e á melodia do rock progressivo , do outro musicos de rock que procuravam novas sonoridades buscando incorporar o jogo ritmico do jazz nas melodias .
Destes grupos poderiamos destacar por exemplo os Soft Machine , Passport , Triumvirat , King Crimpson , Brand X ou Spyro Gira , grupos nunca obtiveram o justo reconhecimento da sua importancia . Os musicos de jazz alternavam frequentemente a composição das bandas ajustando-as ás necessidades , trocando experiencias , alterando e misturando sonoridades , o rock mantinham-se geralmente fiel á banda e ao estilo e não dispunham de um publico predisposto a ouvi-los , vergado muitas vezes ao peso dos nomes . Para a historia ficarão talvez os pesos pesados , o esquecimento engulirá os outros , seria uma grande perda para o Jazz-rock , como será uma grande perda se deixarem de aprarecer grupos dessa escola .

O destaque deste post vai para uma banda alemã , os Passport , liderados pelo saxofonista Klaus Doldinger . Esta excelente banda de jazz-rock , mais que uma banda é um projecto por onde passaram variadissimos musicos ao longo dos anos , o 1º trabalho "Passport" foi editado em 1970 , seguiram-se mais 22 albuns , todos de altissima qualidade , sendo o ultimo "Man in the Mirroir" de 2001 , são uns ilustres desconhecidos entre nós , algo que vamos tentar mudar aqui .

Ataraxia part I
Ataraxia Part II
Iguaçu
Aquamarinha
Missing You

2 Comentários:

Às 00:03 , Blogger Talk Talk disse...

Li no post anterior (beijinhos à Sónia) que fazias anos Domingo. Será este já?

Se for muitos parabéns (sim porque no meu relogio já passa da meia-noite)

Um grande abraço.

 
Às 13:53 , Blogger Titá disse...

PARABÉNSSSSSSSSSSSSSSSSSS Puto!!!!
Beijo

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial