2006-11-10

Breve Historia do Jazz

A musica que nas ultimas decadas nos tem chegado dos States vai buscar as suas origens directa ou indirectamente ao blues . Nos finais do sex XIX , principio sec XX os blues evoluiram em duas diferentes direcoes dando origem ao jazz e á musica Pop .

O primeiro passo em direcção ao jazz passou pelo Ragtime , nome genericamente atribuido a musica de entetenimento tocada geralmente a solo por pianistas em hoteis , bares , clubes . Entre os anos de 1900 a 1930 , a one-man band foi engrossando e tornou-se famosa em New Orleans sob o nome de Dixieland , viajou até Chicago e nao tardaram a aparecer as famosas BigBands de swing como Glenn Miller ou Count Basie , perto dos anos 30 .
O Swing era essencialmente uma musica para dançar . Os temas eram cuidadosamente estruturados , ensaiados até á perfeição , não havia lugar para individualismos ou inovações .
A chegada da depressão tornou economicamente inviaveis as BigBands . Ex-membros destas bandas juntaram-se em pequenos grupos e mudaram-se de armas e bagagens dos hoteis e clubes luxuosos para os pequenos bares do Harlem e para o coração negro da América .
Estes musicos que há muito anseavam por uma nova sonoridade que preveligiasse a improvisação e a técnica individual , a liberdade de expressão negada pelo swing , foram liderados por Charlie Parker e Dizzy Gillespie naquela que seria uma das maiores revoluções do jazz , o BeBop .
A improvisação é a alma do bebop , a liberdade de expressao dos musicos é a tónica , dum momento para o outro o jazz , uma musica para dançar transforma-se numa musica para ouvir .
Com o passar do tempo começaram a surgir dentro do movimento musicos
que pretendiam um estilo mais intimista , que preveligiasse a melodia e a beleza da simplicidade ao furor desenfredo do Bebop . Miles Davis , Stan Getz , Charlie Parker e outros divorciaram-se do bebop e criaram um novo estilo , o Cool .
Os anos 50 e 60 assistiram a um progressivo endurecer do discurso do Bebop que originaria o Hard-Bop e mais tarde o Free jazz (decada de 60).
A era eletronica das decadas 60 e 70 ajudaram a criação do jazz-rock ou fusion , dos dois lados da barreira os musicos procuravam juntar o que melhor havia nas duas musicas , aparece entao o jazz-rock que ganha o seu proprio espaço e cria os seus proprios estilos , smooth jazz , funkie jazz , flamenco jazz , jazz blues fusion .

Os blues evoluiram simultaneamente noutra direção originando o folk-Blues , o Rythm and Blues , o Rock´Roll , o Soul e a musica pop em geral .

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial