2006-11-16

Bobby McFerrin


Bobby McFerrin faz parte dum grupo de musicos de jazz em vias de extinção , os que utilizam como unico instrumento a voz . Exceptuando talvez a época do Swing e anteriores , decadas 20 e 30 , este tipo de musicos nunca abundou , nao sendo contudo de desprezar , muito pelo contrário , o seu papel na divulgação e consolidação do jazz , nomes como Bing Crosby ou Frank Sinatra implantaram o jazz nos filmes da época e deram uma importante contribuição , levando o jazz aos 4 cantos do mundo .
A chegada do Bebop na decada 40 tornou-os obsoletos num novo estilo complexo , rápido e que preveligiava as improvisações . Depois do Bebop
poucos cantores surgiram e mesmo hoje em dia são num numero reduzido , sendo as unicas referencias de peso Al Jarreau E Bobby McFerrin .
As senhoras , pelo contrário , sobreviveram a esta crise de valores vocais , o seu numero tem vindo a aumentar e o seu peso na estrutura do jazz não é de forma alguma desprezivel , mesmo que muitas vezes a quantidade não signifique qualidade , ou pelo menos a qualidade e o carisma de divas de outro tempo como Aretha Franklin, Ella fitzgerald , Billie Holliday , Anita O´Day ou Hellen Merril .

Bobby McFerrin soube adaptar-se ás novas exigencias e estilo musical
do jazz actual , utliza a voz como um instrumento multiusos , tem capacidades vocais fenomenais e sabe tirar partido delas , é um musico sem concorrência á altura e esperemos possa ser um ponto de partida para o resurgimento da arte vocal masculina no jazz .
As capacidades de McFerrin impressionaram Chick Corea e as obras em dueto tem-se sucedido . Os tres temas abaixo , são tres dos mais conhecidos standarts do jazz , em dueto com Chick Corea

Blue Bossa
Round Midnight
Autumn Leaves

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial