2006-11-03

John Coltrane




Até hoje nao tinha ainda referido por opção John Coltrane , um dos grandes saxofonistas e um dos maiores génios do jazz . Para alguem como eu sem formação musical , a complexidade de Coltrane pode ser no minimo desconcertante , contrasta com a simplicidade dos temas base e pode facilmente chegar a roçar aquilo que os analfabetos musicais (como eu) serão tentados a qualificar de anarquia musical .
Contrastando com esta complexidade invariavel na improvisação dos temas , os temas em si , são simples , belos e arrebatadores como o exemplo do "My Favorite Things" ou outros como Naima , Afro Blue , Moment´s notice ou Giant Steps . A solução para contornar o problema pode simplesmente passar por ouvir os seus temas interpretados por outros ,como no primeiro tema Afro Blue interpretado por McCoy Tyner e Mongo Santamaria

Afro Blue

Os outros 3 temas sao interpretados pelo próprio e nao recorrem a improvisaçoes na linha do Hard Bop , durante o seu curto periodo de vida Coltrane oscilou entre as baladas intimistas e a procura de novas sonoridades , foi um marco importante na revolução musical que se seguiria , o Free Jazz . Nasceu a 23 de Stembro de 1926 e faleceu em 17 de Julho de 1967 .

Blue Train
Naima
Giant Steps



0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial