2006-07-12

Fellini Jazz



Uma vantagem grande que tem os apreciadores de jazz sobre os de outros generos , é que por muito que ouçam , pesquisem , por muitos conhecimentos que tenham , encontrarão sempre algo novo , projectos , musicos , generos , e encontrarão sempre qualidade , pois se noutros generos a qualidade pode até nem ser um elemento essencial , o jazz sem qualidade não tem lugar nem faz sentido .
Um dos musicos que ultimante me vinha chamando a atenção pela frequencia que com ele me cruzava nas parteleiras de jazz era Enrico Pieranunzi , um completo desconhecido , apenas um nome que sabia pertencer ás esferas jazisticas . A curiosidade começou a aguçar-se depois de conhecer Enrico Rava e Paolo Fresu e ter ganho algum respeito pelo jazz italiano , mas não foi só ... Na verdade o que me chamou mais a atenção foi uma obra deste pianista homenageando um dos meus realizadores favoritos , Fellini .
Assim fui a Emule e comprei esta obra chamada « Fellini Jazz » onde cada tema tem o nome de um dos filmes de Fellini ( não todos , ou seria uma coletanea nao um album ), ouvi e fiquei maravilhado com a qualidade . Fui indagar quem eram os musicos que o acompanhavam e aí começou a fazer-se alguma luz sobre a qualidade da obra : Dave Holland , Paul Motion , Kenny Wheller , Chris Potter entre outros ...

Vou deixar aqui 4 temas para que possam julgar por vocês , se calhar é um tipo de jazz que exige uma certa predesposição , mas vale a pena , opinião pessoal , vale o que vale ...

La Cittá del Donne
Amorcord
La Dolce Vita
La Strada

Uma curiosidade que não posso deixar de referir ,(e voces vão dizer que sou paranoico e tenho uma imaginação muito fertil , que por acaso também é a opinião do meu analista )é que efectivamente esta musica me transmitiu um pouco de Fellini , não consegui deixar de ter a sensação que tem na realidade algo a ver com Fellini ...

3 Comentários:

Às 11:22 , Blogger Titá disse...

De facto, eu também senti remetida a recordações e imagens de flmes do Felini.

Gostei!
Beijos e Bom dia

 
Às 23:27 , Blogger P. Guerreiro disse...

Não vou falar do que não conheço...Tanto que ainda me falta ver e tão pouco tempo para o fazer, e quando digo isto refiro-me a Fellini, talvez começe pelas sugestões musicais..Que tal começar por "La Dolce Vita"? Se o filme for tão intimista como a música deverá ser muito interessante.
É sempre bom visitar-te...Obrigado pelas audições, um abraço!

 
Às 02:17 , Blogger Suga_Mentes disse...

Se aceitares uma sugestão , não duas , o Casanova e o 8:30 ...

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial