2006-06-10



Richard Galliano nasceu a 12 de dezembro 1950 em Le Cannet , França. Tal como seu pai começou muito jovem a tocar acordeão , mas foi com o trombone que iniciou os estudos musicais de composicão na academia de Nice . Foi nesse periodo , anos 60 , que se apaixonou pelo jazz , influenciado por de Miles Davis na fase do Cool-Jazz , foca-se neste genero musical . Como viria a descobrir , nao é facil ser-se musico de jazz na europa , sobretudo para um acordeonista , o que o levou a Paris no ano de 1973 , onde acabaria como condutor , compositor e arranjista da orquestra de Claude´s Nogaro . Mas o bichino continuava lá , durante os tres anos que conduziu a orquestra , nunca esqueceu o jazz , e sempre que pode esteve envolvido em projectos tocando com musicos como Chet Baker , Joe Zawinul , Toots thielmans , Ron Carter , Michel Petrucciani ou Jan Gabareck .
Mas algo estava para acontecer que iria mudar as suas opcoes musicais , o contacto com Astor Piazzola fez Gallianio acreditar que deveria focar-se na herança musical europeia , musica então considerada desusada ou decadente , mas certamente com beleza suficiente para ser trabalhada e acarinhada . E é o que tem vindo a fazer nos ultimos 15 anos , criando uma corrente nova , baseada no folk europeu , que muitos chamam de Musette ou New Musette .

Do album « Blues Sur Seine » com Jean-Charles Capon , Fou rire e Les Forains , e do album concertos Inéditos - Duo , Little Tango

Fou Rire

Little Tango

Les Forains

NOTA - O Guerreiro deu-me a entender que devia ser mais atencioso com as meninas que frequentemente visitam o blog , acreditem que não é por que não queira , eu nao posso mesmo , a minha miudita é ciumenta obsessiva e muito má , ia-me causar imensos problemas ...

3 Comentários:

Às 23:11 , Blogger P. Guerreiro disse...

Excelente. Qualquer dos temas é muito bom, mas gosto principalmente de "Fou Rire e "Les Forains". Receita simples, muito talento e muita sensibilidade.
Não conhecia,
obrigado pelo bom gosto.
É um prazer sonoro visitar-te.

 
Às 23:20 , Blogger Tita - Uma mulher, Um blog, algumas palavras disse...

Adorei a "Les Forains"...não conhecia...e fiquei rendida a este som.
Obrigada mais uma vez pelo serviço de utilida pública que prestas aqui aos incultos musicais ;-)
Bjs

 
Às 00:35 , Blogger Só nia Leal disse...

Se o meu gajo me tratasse por "miudita" acredita q eu tb ia ser muita má para ele.
as músicas são giras...

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial