2006-01-24

Na Procura dum Deus a sério

Prometeu foi o verdadeiro criador da humanidade , moldou o primeiro homem á imagem dos deuses , usando barro e aguas retiradas de Panopeus , na Fócida . Prometeu era um Titã ( não , não é Tita , se bem que quando a Tita se zanga pareça um Titã ), uma raça de gigantes , que travaram uma guerra mal sucedida com os deuses do Olimpo . O nosso criador teve o bom senso de se manter neutro , apesar de os titãs serem meio estupidos , ele foi esperto suficiente para compreender que uma guerra contra os deuses era como apostar no sporting para campeão , pelo que foi deixado em paz e Zeus fechou os olhos ao roubo do barro e da agua sagrada que lhe permitiram criar o homem . Prometeu gostava dos homens , como nós gostamos dos nossos animais de estimação , tinha imenso orgulho em tudo o que faziam , contava as suas habilidades a quem quisesse ouvir , cuidava deles e alimentava-os , não com comida , mas conhecimentos , pedaços de informação que recolhia de Atena , deusa da sabedoria e sua unica amiga no Olimpo . Matematica , arquitectura , engenharia , aos poucos foi ensinando aos homens todos os conhecimentos dos deuses .
Zeus começou a ficar preocupado , mas não era tão cruel que se dispusse a matar a recem nascida humanidade , e Prometeu ensinara aos homens a agradar aos deuses , respeita-los e fazer oferendas .
E seriam as oferendas a selar o destino de Prometeu .
Certo dia uma crise estalou , uma questao de posse , um boi ia ser sacrificado a Zeus , e era necessario decidir que parte caberia aos desuses e qual aos homens .
Prometeu pegou nas visceras e piores partes do boi meteu-as num saco e cobriu-as com um pedaçao de carne de aspecto apetitoso . Noutro saco colocou as melhores partes do boi e cobriu-as com visceras . Levou ambos os sacos e na presença de Zeus disse , sendo tu Zeus o maior de todos os Deuses , decide qual a parte dos deuses e a dos homens . A partir dai os deuses ficaram a receber a pior parte , que o proprio Zeus escolheu .
Zeus não gostou nada da brincadeira, expulsou Prometeu do Olimpo , depois olhou a humanidade e disse , pois o homem que fique com o bife , mas há-de come-lo cru , e retirou o fogo ao homem .
Enfim , o tiro acabou por sair pela culatra , acabaram-se os grelhados e o quentinho da fogueira , a humanidade sofria , mas Prometeu , que afinal até nem era assim tão estupido , ainda tinha uma carta na manga , a sua amiga Atena , deusa da sabedoria .
Um dia , aproveitou uma das frequentes escapadelas amorosas de Zeus , esgueirou-se até ao Olimpo , Atena proporcionou-lhe a entrada , Prometeu dirigiu-se ao Sol e com as suas mãos nuas quebrou um tição a arder , levando-o depois a terra envolto numa folha de funcho gigante .
Bom , aqui não se pode dizer que a sua estupidez nao estivesse á altura do seu amor e carinho para com os homens , porque Zeus , que até como vimos pela cena da oferenda , nem era um gajo mau feitio , mas tinha os seus limites , como o comum dos mortais ( alias os mortais tenhem ainda hoje muito de Zeus , como as escapadelas amorosas ) , e se o Olimpo tremia quando ele franzia o sobrolho , quando Zeus achava que lhe estavam a calcar os calos , os castigos iam sempre muito além do pior que algum humano poderia ousar imaginar ... Prometeu roubara a agua sagrada que lhe permitiu criar o homem , enganara Zeus com a historia dos sacos , mas roubar para os homens o fogo que Zeus lhes retirara como castigo , bom a verdade é que Prometeu não deixou nenhuma alternativa a Zeus ....
Este , acorrentou Prometeu para toda a eternidade numa encosta gelada duma montanha do Caucaso , esperem que isto ainda mal começou , de manha , um enorme abutre pousava no peito enregelado do titã , e apesar dos seus gritos lancinates de raiva e horror , arrancava-lhe o figado e comia-o . Á noite enquanto Prometeu tiritava e enregelava em temperaturas negativas , o seu figado reconstituia-se , para ser de novo comido na manha seguinte , e sucessivamente por toda a eternidade ...
É , não se deve brincar com deuses , nem com deusas , Zeus decidiu punir também os homens , como estes tinham estado envolvidos apenas indirectamente , o castigo não foi tão brutal , mas talvez mais diabolico e perverso , mas essa é outra história , a Caixa de Pandora ...

6 Comentários:

Às 14:30 , Blogger Talk Talk disse...

É sempre bom aprender alguma coisa sobre Mitologia!!
Agora aquela do Sporting... não havia necessidade... quer dizer... eh eh eh.
Um abraço.

 
Às 23:53 , Anonymous Anónimo disse...

Deves ter feito uma bem forte para conseguires zangar a Titá....

 
Às 14:09 , Blogger Suga_Mentes disse...

ó Talk , isto não é mitologia , é religião grega pre-cristã , como talvez daqui a 2500 anos seja por exemplo a religião catolica , se então a chamarem de mitologia Católica , para todos os efeitos em determinado momento foi uma religião , para eles o que chamamos de mitologia fazia tanto , ou mais sentido , do que talvez as religioes actuais fazem para nos , algo é certo , pelos menos regiam as suas vidas em função do que acreditavam .

 
Às 19:04 , Blogger Miguel Baganha disse...

Subscrevo o Talk,a piadinha sobre o SCP era excusada...

-Quanto ao "outro"...o que ele "Prometeu" mesmo?
Agora percebo a tua felicidade quando a Grécia ganhou o europeu...

1Abraço,Adrianão!

 
Às 11:56 , Anonymous Anónimo disse...

Hey what a great site keep up the work its excellent.
»

 
Às 07:30 , Anonymous Anónimo disse...

Nice colors. Keep up the good work. thnx!
»

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial