2006-01-17

Miles e o Jazz Fusion




Olá pessoal , eu sei que isto tem estado um pouco morto , e a culpa é do Miles Davis , decidi fazer um post sobre ele , alias há bastante tempo que o queria fazer , e talvez porque pressentisse que nao ia ser nada facil, fui adiando . Queria fazer um trabalho com um minimo de seriedade , pesquisei a sua vida e a sua musica e a coisa tornou-se bastante complicada . A vida de Miles é como uma corrida NashCar , enorme , acidentada , e prego a fundo ... Qualquer tentativa de pretender dar a conhecer o todo a partir de fragmentos torna-se uma tarefa impossivel .
Pelo que me decidi por uma analise pessoal sobre uma época da sua vida , que possivelmente mais influenciou o futuro do jazz e da musica em geral , a conturbada epoca seguinte á saida de john Coltrane da banda de Miles . De futuro surgirão mais posts sobre outras fases da vida de Miles , espero que de alguma forma desperte a vossa curiosidade e vos conduza até Miles Davis ...

Certamente Miles establecia relacoes emotivas e sentimentais com os musicos que o acompanhavam , mas era demasiado cool para falar delas , alias até para falar , Miles falava pouco , era conciso no que dizia , e calado por natureza , não admira que a sua banda tenha ficado abismada quando Miles se dirigiu a um micro para falar , nunca o fizera antes . Mais pasmados devem ter ficado quando Miles falou da sua amizade , amor e sentimentos por alguem , era impensavel em Miles , ele nunca falava , e nunca falara dos seus sentimentos antes .
Na cidade Natal de John Coltrane , Miles falou publicamente pela 1ª vez , e deixou tambem o seu coração falar , agradeceu a Coltrane , disse-lhe quanto o estimava e quanto tinha sido importante para si .
O que tinha de diferente John Coltrane que tanto marcou Miles ?
Bem , quem conheceu Coltrane pessoalmente , é unanime em afirmar que era uma pessoa dum caracter muito especial , simpatico , simples , cordial , alegre , era impossivel nao gostar dele , mas para Miles era para alem de tudo isso o suporte perfeito aos seu trompete , os rendilhados do sax de Coltrane eram a cenario ideal á simplicidade perfeita dos seus solos , um amigo em quem confiava , e alguem que sentia o jazz da mesma forma , fosse o que fosse , Miles sentiu enormemente a falta de John Coltrane , e tomou uma decisão que viria a ter enormes reprecursoes no jazz e na musica em geral . Seria a ultima vez que Miles estabelceria uma relaçao prolongada com um musico , ou que escolheria musicos consagrados para as bandas . Daqui em diante , os membros das suas bandas serão essencialmentes jovens promissores desconhecidos do grande público .
É aqui que podemos situar o nascimento do jazz fusion , se Miles pensava ou não modificar a sua sonoridade , se foi deliderado ou foi simplesmente arrastado pela irreverencia da juventude dos seus acompanhantes , acaba por ser irrelevante , certo é que Miles não só nunca negou liberdade aos seus musicos , como sempre os incentivou na procura de novas sonoridades .
Miles tinha um talento extra-sensorial para descobrir jovens musicos , a sua primeira escolha foi Wayne Shorter ( futuro fundador dos Weather Report) , um jovem desconhecido , cujo sax deveria substituir o de Coltrane . Seguiram-se muitos outros , Ron Carter , Herbie Hancock , Keith Jarret , Billy Cobham , Stenley Clarke , Marcus miller , John McLaughing , Dave Holland , Joe Zawinul , George duke ...
Dave Holland , conta como foi o seu contacto com Davis . Recebeu um telefonema para ir tocar com ele num clube em NY , quando chegou era o unico branco num clube de negros , ninguem para o receber , e todos olhavam aquele puto louro pelo canto do olho , até aquele alguem anunciou que o concerto ia começar , os musicos dirigiram-se ao palco , Dave atónito com tudo , pegou no seu contrabaixo e dirigiu-se tambem para o palco , a musica começou instantaneamente , nunca tinha visto Miles ou trocado sequer uma palavra com ele , mas Dave Holland nao se deixou intimidar , acompanhou Davis e a sua banda , e impressionou Miles ...
Keith Jarret recebeu com algum desagrado o convite de Miles , aceitá-lo implicava fazer algo que lhe era muito desagradavel , tocar instrumentos eletronicos . Quem o conhece sabe que é um purista dos instrumentos acusticos , mas nao é facil virar as costas a Miles , sobretudo quando se é um desconhecido á procura de reconhecimento , e Keith acabou por aceitar , impressionando tudo e todos não só com as suas enormes capacidades de improvisação , mas também no seu relacionamente tão peculiar com o instrumento .
Todos estes grandes musicos chegaram ao estrelato atraves da mão de Davis , possivelmente tambem teriam chegado sem ele , a dúvida é se de facto a suas sonoridades seriam as mesmas sem a influencia de Miles Davis ... Ou se teria mesmo havido coragem para fazer uma revolução no jazz ( e se ela seria tao facilmente aceite ) sem o apadrinhamento daquele que para muitos foi o maior jazz-man de todos os tempos .
Se falarmos de jazz podemos esquecer deliberadamente ou nao , este ou aquele musico , mas nunca poderemos falar seriamente de jazz sem passar por Miles Davis , Miles é o passado , o presente e o futuro do jazz , e sem duvida uma parte importante sa sua essencia .

NOTA * Os factos relatados foram extraidos do DVD , The Miles Davis Story , é essencialmente um DVD narrado na 1ª pessoa pelos musicos e familiares de Davis , é um DVD a não perder , com um pequeno senão , é inteiramente faldo em ingles e sem tradução , pelo menos a versão que possuo

LINK **** Round Midnight , Miles Davis

6 Comentários:

Às 23:28 , Blogger Titá disse...

Uauu!!! Mas que excelente trabalho de casa!!! Isto é que foi dedicação.
Está óptimo...muito bom Ad.
Além disso adorei ler sobre o Miles...é o melhor

 
Às 11:53 , Blogger Talk Talk disse...

Assim valeu a pena esperar tanto tempo!!!
Um abraço.

 
Às 14:35 , Blogger Miguel Baganha disse...

Suga-mentes "strikes again"...

"MILES DAVIS"
-Grande homenagem,Ad...decididamente,um homem(eu sou um caso evidente)não se mede aos palmos!

Um grande abraço,Adriano!


P.S.(Será que li mesmo o nome do "John McLaughlin" ou fiz confusão?ehehehe)

 
Às 14:41 , Anonymous Anónimo disse...

Ena...desta vez cprichaste.
Ta fixe

 
Às 11:56 , Anonymous Anónimo disse...

Super color scheme, I like it! Keep up the good work. Thanks for sharing this wonderful site with us.
»

 
Às 07:30 , Anonymous Anónimo disse...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial