2005-10-24

Marcus Miller





Durante longos anos o jazz conseguiu manter-se longe do funkie , por muito que o funkie reclamasse suas origens , aquele elitismo que dizem que existe no jazz ( mas que nao existe ), talvez a falta de musicos de peso , ou a falta de aprovação de alguem credivel , estableceu fronteiras . Quando Miles Davis abriu os braços ao funkie , tudo mudou .
Com Miles Davis , no periodo funkie , havia um jovem no baixo , Marcus Miller . Conhecio-o graças á benevolencia do meu sobrinho , baixo duma banda , que depois de lhe ter dito o pior que havia do funkie , gentilmente me ofereceu um CD do Miller , Live More , como sendo o seu baixista preferido , e acreditem , o funkie pode ser fenomenal quando tocado por pessoas como Marcus Miller .

O baixo tem vindo a alterar a sua concepção dentro da estrutura musical mais talvez que qualquer outro , musicos como Miller constroem toda a musica a partir do baixo , ajudados pelos novos baixos de 5 , 6 e até mais cordas , transformando o baixo num solo , e no ambiente onde mais se enquadra , no funkie . Mas já antes musicos como Jaco Pastorious , Stanley Clarke ou Ron Carter tinham colocado o baixo no centro das atenções , e abriram as portas aos grandes nomes do baixo que hojem tenhem bandas proprias e continuam construindo a musica a partir do baixo , casos de Dave Holland , Charlie Haden , e nunca esquecendo o grande percussor de todo este movimento de libertação do baixo , o contrabaixista Charles Mingus .

E os novos baixos


4 Comentários:

Às 11:49 , Blogger Talk Talk disse...

Sons a descobrir concerteza...Adoro em especial o som dum Contrabaixo.
um abraço

 
Às 09:18 , Blogger Miguel Baganha disse...

" Marcus Miller "...

1 Dia destes ainda vou ver-te comprar um cd do "Michael Franks"...


1abraço!

 
Às 11:55 , Anonymous Anónimo disse...

Nice colors. Keep up the good work. thnx!
»

 
Às 07:30 , Anonymous Anónimo disse...

Hallo I absolutely adore your site. You have beautiful graphics I have ever seen.
»

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial